Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências Exatas e da Terra

Componente Curricular: CÁLCULOS FARMACÊUTICOS I

Código: 10-1014

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (TDE: 10h)

Créditos: 02

 

Ementa

Cálculos relacionados à manipulação de formulações (cálculos de doses, diluição e concentração). Funções e suas aplicações. Representações de dados em gráficos e suas interpretações.

 

Objetivo geral

A disciplina visa desenvolver os conceitos da matemática básica, bem como os conceitos e aplicações de funções na área farmacêutica.

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Retomar as noções de razão, proporção e porcentagem aplicando corretamente estes conceitos na resolução dos problemas propostos.

- Identificar se as grandezas são direta ou inversamente proporcionais resolvendo assim os problemas propostos de regra de três simples e composta.

- Realizar adequadamente as transformações de unidades de medida.

- Determinar a área das figuras planas quadrado, retângulo e círculo.

- Calcular corretamente o volume de paralelepípedos e cilindros ao resolver os problemas propostos.

- Representar graficamente as funções do 1º e 2º graus, exponenciais e logarítmicas.

 

Conteúdo curriculares

UNIDADE DE ENSINO 1:

Razão, algumas razões especiais;

Proporção, propriedade fundamental das proporções;

Porcentagem;

Grandezas diretamente e inversamente proporcionais;

Regra de três simples e composta;

 

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 2:

Sistemas de pesos e medidas; Transformações de unidades de medidas;

Volumes.

Funções: função do primeiro grau, função do segundo grau, função exponencial, função logarítmica.

 

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

Metodologia

Os conteúdos curriculares serão abordados através de aulas expositivas e dialogadas e trabalhos individuais e em grupos. A contextualização se dará através da resolução de problemas, que, sempre que possível, deverá estar de acordo com a área do acadêmico. Serão utilizados aplicativos específicos para o cálculo. Ocorrerá a resolução de exercícios em sala de aula e extraclasse.

As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 10h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, entre outros.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede a avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

Bibliografia Básica

AGUIAR, Alberto Flávio Alves; XAVIER, Airton Fontenele Sampaio; RODRIGUES, José Euny Moreira. Cálculo para ciências médicas e biológicas. São Paulo: Harbra, 1988.

FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVES, Mírian Buss. Cálculo A: funções, limite, derivação, integração. 6. ed., rev. e ampl. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

HOFFMANN, Laurence D.; BRADLEY, Gerald L. Cálculo: um curso moderno e suas aplicações. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010 e 2002.

 

Bibliografia Complementar

ANTON, Howard. Cálculo: um novo horizonte. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.

GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um curso de cálculo. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

LEITHOLD, Louis. O cálculo com geometria analítica. 3. ed. São Paulo: HARBRA, 1994.

SIMMONS, George Finley. Cálculo com geometria analítica. São Paulo: Makron Books, 2013.

SWOKOWSKI, Earl Willian. Cálculo com geometria analítica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994.