Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

CÓDIGO: 81-360

CARGA-HORÁRIA: 30h                 CRÉDITOS: 02

 

 

1. EMENTA:

Compreender o processo de ensino e aprendizagem da leitura e produção textual, familiarizando-se com estruturas textuais diversificadas, visando o uso da linguagem em diferentes situações comunicativas.

2. OBJETIVO GERAL:

Desenvolver e melhorar, no estudante, habilidade redacionais e argumentativas, levando em conta a correta utilização da língua portuguesa e das regras gramaticais.

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

Desenvolvendo habilidades para a escrita e argumentação correta

Formas de redação mais indicadas para relatórios de estágio e trabalhos de conclusão Formas indicadas de argumentação em relatórios, pareceres e monografias

Reforço gramatical

Elaboração de textos e de argumentação Casos práticos de redação e argumentação

Atualidades, Novidades e Tendências sobre o Tema

 

 

4. METODOLOGIA:

A aprendizagem será garantida mediante métodos que propiciem a construção do conhecimento, levando em conta o conhecimento técnico, a interdisciplinaridade e a diversidade, visando a agregação de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais nos futuros administradores. Quanto aos recursos e métodos todos os compatíveis e adequados    a boa aprendizagem serão disponibilizados incluindo: sala de aula adequada, infraestrutura compatível, seminários, aulas expositivas, trabalhos em grupos, discussões em sala de aula, dentre outros.

 

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua, levando em conta a construção do conhecimento do aluno e seu aprendizado na área. Critérios como a participação, o envolvimento e desenvolvimento  das atividades desafiadas para o aluno, a capacidade de entender e se fazer entender bem  como a de aplicar o que aprendeu também são considerados formas de avaliação que se  juntam a métodos tradicionais como as provas com ou sem consulta, dentre outros.

 

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão.  São Paulo: Parábola Editorial, 2008

MARTINS, Dileta Silveira e ZILBERKNOP Lubia Scliar. Português Instrumental. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2003.

MEDEIROS, João Bosco. Redação empresarial. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ALLENDE, Felipe; CONDEMARIN, Mabel. Leitura, teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: ArtMed, 2003.

BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna,2004.

KOCH, Ingedore V.; ELIAS, V.M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo:  Contexto, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: constituição de práticas sociais. São Paulo: Cortez, 2003.

RAMOS, Tania M. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

RODRIGUES, Manuela M. Manual de modelos de cartas comerciais. 12.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão.  São Paulo: Parábola Editorial, 2008

MARTINS, Dileta Silveira e ZILBERKNOP Lubia Scliar . Português Instrumental. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2003.

MEDEIROS, João Bosco. Redação empresarial. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 

 

Bibliografia Complementar:

ALLENDE, Felipe; CONDEMARIN, Mabel. Leitura, teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: ArtMed, 2003.

BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna,2004.

KOCH, Ingedore V.; ELIAS, V.M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: constituição de práticas sociais. São Paulo: Cortez, 2003.

RAMOS, Tania M. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1997. RODRIGUES, Manuela M. Manual de modelos de cartas comerciais. 12.ed. São Paulo: Atlas, 2010.