DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL CÓDIGO: 81-360 CARGA-HORÁRIA: 30h CRÉDITOS: 02
1. EMENTA:Compreender o processo de ensino e aprendizagem da leitura e produção textual, familiarizando-se com estruturas textuais diversificadas, visando o uso da linguagem em diferentes situações comunicativas. 2. OBJETIVO GERAL:Desenvolver e melhorar, no estudante, habilidade redacionais e argumentativas, levando em conta a correta utilização da língua portuguesa e das regras gramaticais. 3. CONTEÚDOS CURRICULARES:Desenvolvendo habilidades para a escrita e argumentação correta Formas de redação mais indicadas para relatórios de estágio e trabalhos de conclusão Formas indicadas de argumentação em relatórios, pareceres e monografias Reforço gramatical Elaboração de textos e de argumentação Casos práticos de redação e argumentação Atualidades, Novidades e Tendências sobre o Tema
4. METODOLOGIA:A aprendizagem será garantida mediante métodos que propiciem a construção do conhecimento, levando em conta o conhecimento técnico, a interdisciplinaridade e a diversidade, visando a agregação de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais nos futuros administradores. Quanto aos recursos e métodos todos os compatíveis e adequados a boa aprendizagem serão disponibilizados incluindo: sala de aula adequada, infraestrutura compatível, seminários, aulas expositivas, trabalhos em grupos, discussões em sala de aula, dentre outros.
5. AVALIAÇÃO:A avaliação será contínua, levando em conta a construção do conhecimento do aluno e seu aprendizado na área. Critérios como a participação, o envolvimento e desenvolvimento das atividades desafiadas para o aluno, a capacidade de entender e se fazer entender bem como a de aplicar o que aprendeu também são considerados formas de avaliação que se juntam a métodos tradicionais como as provas com ou sem consulta, dentre outros.
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008 MARTINS, Dileta Silveira e ZILBERKNOP Lubia Scliar. Português Instrumental. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2003. MEDEIROS, João Bosco. Redação empresarial. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:ALLENDE, Felipe; CONDEMARIN, Mabel. Leitura, teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: ArtMed, 2003. BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna,2004. KOCH, Ingedore V.; ELIAS, V.M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: constituição de práticas sociais. São Paulo: Cortez, 2003. RAMOS, Tania M. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1997. RODRIGUES, Manuela M. Manual de modelos de cartas comerciais. 12.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
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Bibliografia Básica:MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008 MARTINS, Dileta Silveira e ZILBERKNOP Lubia Scliar . Português Instrumental. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2003. MEDEIROS, João Bosco. Redação empresarial. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Bibliografia Complementar:ALLENDE, Felipe; CONDEMARIN, Mabel. Leitura, teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: ArtMed, 2003. BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna,2004. KOCH, Ingedore V.; ELIAS, V.M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: constituição de práticas sociais. São Paulo: Cortez, 2003. RAMOS, Tania M. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1997. RODRIGUES, Manuela M. Manual de modelos de cartas comerciais. 12.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
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