Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento em Ciências da Saúde

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA II

Código: 40-1489

Carga Horária: 320 h (Teórica: 0) (Prática: 320h)

Número de Créditos: 16

 

Ementa

Atuação fisioterapêutica em média e alta complexidade

 

Objetivo

  • Avaliar, elaborar o diagnóstico fisioterapêutico, realizar o plano de tratamento fisioterapêutico nas disfunções do sistema cardiorrespiratório
  • Estabelecer relações interpessoais e respeitar as individualidades
  • Desenvolver a prática profissional com ética e dentro dos preceitos legais
  • Entender os aspectos biopsicossociais do paciente
  • Discutir questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afrodescendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a atuação do profissional Fisioterapeuta.

 

Habilidades

  • Tomada de decisão em relação aos métodos e técnicas, baseada em evidências científicas e nas particularidades do paciente
  • Atuação profissional com responsabilidade, compromisso, comunicação, ética e respeito na relação com o outro
  • Atuação na educação em saúde

 

Conteúdos Curriculares

Humanização hospitalar;

Abordagem interdisciplinar

Atenção fisioterapêutica na média e alta complexidade

Reintegração sócio funcional do paciente;

Ações educativas

Discussões relacionadas aos Direitos Humanos, Afrodescendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a prática da fisioterapia hospitalar.

 

Metodologia:

O estágio com atuação fisioterapêutica na média e alta complexidade é desenvolvido em hospitais público e privado através do atendimento a pacientes hospitalizados, em enfermarias e unidades de terapia intensiva, e, também na Clínica Escola de Fisioterapia.

Além das atribuições metodológicas desta área de estágio, o curso incentiva a realização de práticas educativas e de sustentabilidade, adotadas em todas as áreas de estágio e que compreendem: o uso racional de papeis e folhas de ofício; a adequada separação de lixo; o atendimento aos indivíduos e grupos de forma humanitária e igualitária, sem discriminação de raça e cor; o respeito as diferentes crenças e culturas e suas particularidades e autonomia nas decisões; o respeito aos princípios éticos e morais.

 

Avaliação

A avaliação dos estagiários compreende diferentes dimensões, a saber: Cognitivo, Procedimental e Atitudinal. Estes critérios de avaliação, que possuem pontuação específica, serão considerados por meio do desempenho diário dos estagiários, avaliando-os pela atuação individual e em grupo, por meio de supervisão docente e de preceptor de forma permanente.

 

Bibliografia Básica

COSTA, Dirceu. Fisioterapia respiratória básica. São Paulo: Atheneu, 2004.

MACHADO, Maria da Glória Rodrigues. Bases da fisioterapia respiratória: terapia intensiva e reabilitação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

WILKINS, Robert L; STOLLER, James K; KACMAREK, Robert M. (Coord.). Egan, fundamentos da terapia respiratória. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

 

Bibliografia Complementar

JOHNSTON, Cíntia; ZANETTI, Nathalia Mendonça (Coord.). Fisioterapia pediátrica hospitalar. São Paulo: Atheneu, 2012.

LAHÓZ, Ana Lúcia Capelari et al. Fisioterapia em UTI pediátrica e neonatal. São Paulo: Manole, 2009.

SARMENTO, George Jerre Vieira (Org.). Fisioterapia hospitalar: pré e pós-operatórios. São Paulo: Manole, 2009.

SARMENTO, George Jerre Vieira (Org.). Princípios e práticas de ventilação mecânica. 2. ed. São Paulo: Manole, 2014.

VEGA, Joaquim Minuzzo et al. Tratado de fisioterapia hospitalar: assistência integral ao paciente. São Paulo: Atheneu, 2012.