Área de Conhecimento de Ciências da Saúde Componente Curricular: PROJETO INTEGRADOR: VIVÊNCIA NA ÁREA DA SAÚDE III Código: 40-1478 Carga Horária: 40h (Prática: 40 horas) Nº de Créditos: 02 Curricularização da extensão: 40 horas Ementa Estudo da atuação do fisioterapeuta em diferentes cenários e situações. Objetivos
- Aplicar a prática baseada em evidências na atuação fisioterapêutica
- Associar o conhecimento dos componentes curriculares e a atuação fisioterapêutica
- Promover ações em saúde por meio de atividades extensionistas
- Contribuir para as questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente
Habilidades
- Aplicação do conhecimento dos recursos fisioterapêuticos, por meio da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde
- Compreensão das necessidades de saúde com visão global partindo da realidade local
- Aplicação de ações educativas em saúde
- Reconhecimento das questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente com a atuação multiprofissional na prevenção, promoção e reabilitação da saúde
- Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro
Conteúdo Curriculares Trabalho em equipe e Liderança Atuação do fisioterapeuta Metodologia A metodologia utilizada é ativa, baseada na problematização como norteadora do processo de ensino-aprendizagem. Seu desenvolvimento está centrado na observação, teorização, levantamento de hipóteses e proposição e/ou aplicação à realidade em vivências em cenários de saúde, com base no conhecimento prévio, apoiado nos conteúdos curriculares e em novas descobertas. Neste componente curricular estão previstas atividades de Curricularização da Extensão no total de 60h, envolvendo ações educativas. Avaliação A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre nos cenários de práticas, nas atividades extensionistas, multidisciplinares e interprofissionais, pautadas na capacidade em problematizar, teorizar, hipotetizar e apresentar soluções. As dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal correspondem à avaliação. As atividades relacionadas a Curricularização da Extensão, também compõem a avaliação do estudante. Bibliografia Básica MAGEE, David J. Avaliação musculoesquelética. 5. ed. Barueri: Manole, 2010. SARMENTO, George Jerre Vieira (Org.). Recursos em fisioterapia cardiorespiratória. São Paulo: Manole, 2012. MAFFEI, Francisco Humberto de Abreu et al. Doenças vasculares periféricas. 3. ed. São Paulo: Medsi, 2002. Bibliografia Complementar BRODY, Lori Thein; HALL, Carrie M. Exercício terapêutico: na busca da função. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. HALL, Calvin S.; LINDGEY, Gardner. & CAMPBELL, J. B. Teorias da personalidade. Porto Alegre: Artmed, 2006, 2008. ENGELHARDT, JR, H. Tristram. Fundamentos da Bioética. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2013. FERRARI, R. F. et al. Manual de normas técnicas para produção acadêmica da URI. Frederico Westphalen, RS: URI – Frederico Westph, 2017. MARCONDES, Eduardo et al. Pediatria básica. São Paulo: Sarvier, 2009, 2010.
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