Área de Conhecimento de Ciências da Saúde Componente Curricular: FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA Código: 40-1466 Carga Horária: 80h (Teórica: 30h) (Práticas: 30h) (TDE: 20h) N° de Créditos: 04 Curricularização da extensão: 20 horas
Ementa Estudo do desenvolvimento psicomotor infantil e distúrbios locomotores. Avaliação e intervenção fisioterapêutica.
Objetivos
Habilidades
Conteúdos Curriculares Desenvolvimento do sistema nervoso central Desenvolvimento das habilidades fundamentais Fatores Biopsicossociais que interferem no desenvolvimento Semiologia do recém-nascido Principais patologias em pediatria Escalas de Avaliação do Desenvolvimento Infantil. Intervenções Fisioterapêuticas nos principais distúrbios locomotores, metabólicos, nutricionais e reumatológicos.
Metodologia Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. Este componente curricular será ministrado diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas em aulas presenciais, aulas práticas, trabalho discente efetivo e atividades extensionistas, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa. Neste componente curricular estão previstas atividades de Curricularização da Extensão no total de 20h, envolvendo ações educativas.
Avaliação A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%. As atividades relacionadas a Curricularização da Extensão compõem a avaliação do estudante.
Bibliografia Básica GO TANI, Comportamento motor: Aprendizagem e desenvolvimento, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2005,2012 e 2013. TECKLIN, Jan Stephen. Fisioterapia pediátrica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. SHEPHERD, Roberta B. Fisioterapia em pediatria. 3. ed. São Paulo: Santos, 2002.
Bibliografia Complementar BEE, Helen L. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2003, 2011. CARNEY, Paul R.; GEYER, James D. (Coord.). Prática pediátrica: neurologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. GONÇALVES, Maria do Ceu Pereira. Prematuridade: desenvolvimento neurológico e motor, avaliação e tratamento. Rio de Janeiro: Revinter, 2012. HAYWOOD, Kathleen M.: GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento motor ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed, 2004. MARCONDES, Eduardo et al. Pediatria básica. Sao Paulo: Sarvier, 2010.
|