Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA

Código: 40-1466

Carga Horária: 80h (Teórica: 30h) (Práticas: 30h) (TDE: 20h)

N° de Créditos: 04

Curricularização da extensão: 20 horas

 

Ementa

Estudo do desenvolvimento psicomotor infantil e distúrbios locomotores. Avaliação e intervenção fisioterapêutica.

 

Objetivos

  • Entender o desenvolvimento psicomotor infantil típico e atípico
  • Compreender a avaliação e intervenção fisioterapêutica infantil
  • Estimular o desenvolvimento acadêmico-científico por meio da prática baseada em evidências
  • Contribuir para as questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente   
  • Conhecer e compreender os exames complementares
  • Promover ações em saúde por meio de atividades extensionistas

 

Habilidades

  • Conhecimento do desenvolvimento psicomotor infantil típico e atípico
  • Entendimento de métodos e técnicas de avaliação fisioterapêutica infantil
  • Reconhecimento da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde como norteadoras da prática profissional
  •  Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro
  • Aplicação de ações educativas

 

Conteúdos Curriculares

Desenvolvimento do sistema nervoso central

Desenvolvimento das habilidades fundamentais

Fatores Biopsicossociais que interferem no desenvolvimento

Semiologia do recém-nascido

Principais patologias em pediatria

Escalas de Avaliação do Desenvolvimento Infantil.  

Intervenções Fisioterapêuticas nos principais distúrbios locomotores, metabólicos, nutricionais e reumatológicos.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. Este componente curricular será ministrado diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas em aulas presenciais, aulas práticas, trabalho discente efetivo e atividades extensionistas, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa. Neste componente curricular estão previstas atividades de Curricularização da Extensão no total de 20h, envolvendo ações educativas.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%. As atividades relacionadas a Curricularização da Extensão compõem a avaliação do estudante.

 

Bibliografia Básica

GO TANI, Comportamento motor: Aprendizagem e desenvolvimento, Rio de Janeiro, Guanabara

Koogan, 2005,2012 e 2013.

TECKLIN, Jan Stephen. Fisioterapia pediátrica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SHEPHERD, Roberta B. Fisioterapia em pediatria. 3. ed. São Paulo: Santos, 2002.

 

Bibliografia Complementar

BEE, Helen L. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2003, 2011.

CARNEY, Paul R.; GEYER, James D. (Coord.). Prática pediátrica: neurologia. Rio de Janeiro:

Guanabara Koogan, 2012.

GONÇALVES, Maria do Ceu Pereira. Prematuridade: desenvolvimento neurológico e motor,

avaliação e tratamento. Rio de Janeiro: Revinter, 2012.

HAYWOOD, Kathleen M.: GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento motor ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MARCONDES, Eduardo et al. Pediatria básica. Sao Paulo: Sarvier, 2010.