Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: FISIOTERAPIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO

Código: 40-1456

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Estudo da história da Fisioterapia e o desenvolvimento da profissão. Conhecimento das áreas de atuação do Fisioterapeuta.

 

Objetivos

  • Conhecer o desenvolvimento da Fisioterapia e seus campos de atuação
  • Conhecer e discutir a proposta pedagógica do Curso de Fisioterapia da URI
  • Discutir questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afrodescendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a atuação do profissional Fisioterapeuta
  • Desenvolver a comunicação oral e escrita
  • Conhecer as entidades de classe

  

Habilidades

  • Reconhecimento do estudo da Fisioterapia
  • Identificação dos cenários de inserção do fisioterapeuta
  • Entendimento da responsabilidade, respeito, ética e comunicação no processo de formação profissional    
  • Desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento
  • Organização do espaço, zelo dos materiais e equipamentos utilizados no desenvolvimento das atividades

 

Conteúdos Curriculares

Introdução ao Curso de Fisioterapia da URI: Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia da URI; Conhecer a estrutura física do Curso.

Histórico da Fisioterapia: no RS, no Brasil e no mundo.

Código de Ética Profissional: Regulamentação da profissão, Decreto Lei 938/69.

Legislação

Entidade de Classe: confederações, conselhos, sindicatos, cooperativas e associações

Áreas de atuação profissional nos diferentes níveis de atenção à fisioterapia: visitas técnicas.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. Estão programadas visitas aos diferentes setores da URI, como a Clínica Escola de Fisioterapia, Biblioteca, Setor de Periódicos, Laboratórios de Informática, Diretório Central de Estudantes (DCE). Durante o semestre, estão previstas palestras com profissionais da fisioterapia, em diferentes especialidades profissionais. Ainda, está previsto o acompanhamento dos atendimentos fisioterapêuticos realizados pelos estagiários na Clínica Escola de Fisioterapia, com apresentação de relatório da visitação de forma expositiva aos colegas, ao final do semestre.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

BARRA, Luana Yehia De La. A visão saúde-doença do estudante de fisioterapia. Curitiba: Juruá, 2010.

PINHEIRO, Gisele Braga. Introdução à fisioterapia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

REBELATTO, José Rubens; BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Fisioterapia no Brasil: fundamentos para uma ação preventiva e perspectivas profissionais. 2. ed. São Paulo: Manole, 1999, 2004.

 

Bibliografia Complementar

BERTOLLI FILHO, Cláudio. História da saúde pública no Brasil. 5. ed. São Paulo: Ática, 2004, 2011.

SCHWINGEL, Glademir; MOREIRA, Leandro da Rocha; Perla Cristiane (Org.). A fisioterapia e suas vivências na saúde pública do Rio Grande do Sul: relatos de experiências no SUS. Porto Alegre: Pallotti, 2007.

DELIBERATO, Paulo César Porto. Fisioterapia preventiva: fundamentos e aplicações. Barueri: Manole, 2002.

MOURA, Elcinete Wents de; SILVA, Priscilla do Amaral Campos e (Coord.) Fisioterapia: aspectos práticos e clínicos da reabilitação. São Paulo: Artes Médicas, 2005.

PAGLIARULO, Michael A. Fisioterapia. Rio de Janeiro: Revinter, 2010.