Departamento de Ciências Humanas Disciplina: FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE Código: 70-999 Carga Horária: (Teórica: 80) (Prática:) Nº de Créditos:4
Ementa: Examina as teorias psicanalíticas em seu desenvolvimento histórico. Estuda as bases do paradigma freudiano e seus principais conceitos, bem como os teóricos pós-freudianos: psicanálise inglesa, psicanálise francesa e psicologia do ego. Discute ainda a construção teórica na contemporaneidade.
Objetivos:
Conteúdos Curriculares: 1. A vida de Freud e a Psicanálise: 1.1. Biografia de Freud; 1.2. Contextualização Histórica; 2. Evolução Histórica da Psicanálise: 2.1. A Pré- História da Psicanálise; 2.2. O Início da Psicanálise; 2.3. A Psicanálise como ciência: 2.3.1. A Teoria do Trauma; 2.3.2. Teoria Topográfica; 2.3.3. Teoria Estrutural; 2.3.4. Conceituação sobre o Narcisismo; 2.3.5. Dissociação do Ego. 2.4. Desenvolvimentos Posteriores a Freud. 3. A Estrutura e o Funcionamento do Psiquismo: 3.1. Princípios Básicos de Freud: 3.1.1. Existência das Pulsões; 3.1.2. Princípio do Prazer e da Realidade; 3.1.3. Princípio da Constância; 3.1.4. Princípio da Compulsão a Repetição; 3.1.5. Narcisismo Primário e Secundário; 3.1.6. Masoquismo Primário e Secundário; 3.1.8. Princípio do Determinismo Psíquico; 3.1.9. Séries Complementares; 3.1.10. Processo Primário e Processo Secundário. 3.2. Modelos de Funcionamento do Aparelho Psíquico: 3.2.1. Modelo Freudiano; 3.2.2. Outros modelos de funcionamento do aparelho psíquico. 4. A Formação da Personalidade: 4.1. Fatores Heredo-constitucionais; 4.2. As antigas experiências emocionais com os pais; 4.3. As experiências traumáticas da vida adulta. 5. As fases do Desenvolvimento Sexual: 5.1. Fase Oral; 5.2. Fase Anal (uretral); 5.3. Fase Fálica; 5.3.1. Complexo de Édipo. 5.4. Latência; 5.5. Puberdade e adolescência ; 5.6. Genitalidade. 6. As Sete Escolas da Psicanálise: 6.1. Escola Freudiana; 6.2. Escola das Relações Objetais – M. Klein; 6.3. Psicologia do Ego; 6.4. Psicologia do Self; 6.5. Escola francesa de Psicanálise – Lacan; 6.6. Escola de Winnicott; 6.7. Escola de Bion. 7. Psicopatologia Psicanalítica: 7.1. Psicose; 7.2. Neurose; 7.3. Perversões; 7.4. Pacientes Somatizadores.
Metodologia: As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h, nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.
Avaliação: A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final
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Bibliografia Básica GAY, Peter. Freud: Uma vida para nosso tempo. São Paulo: Cia das Letras, 1999. LAPLANCHE, Jean.; PONTALIS, Jean-Bertrand Lefebvre. Vocabulário de Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1995. ZIMERMAN, David. Fundamentos Psicanalíticos: teoria, técnica e clínica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
Bibliografia Complementar BLEICHMAR, Norberto. WILKINSKI, Silvia; SETTINERI, Francisco Franke C. A Psicanálise depois de Freud. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. FREUD, Sigmund. A. A história do movimento psicanalítico. Em: Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. (originalmente publicado em 1914), 1996. FREUD, Sigmund. Cinco lições de psicanálise. Em: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. (originalmente publicado em 1910), 1996. FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Em: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. (originalmente publicado em 1905), 1996. FREUD. Sigmund. Notas sobre um caso de neurose obsessiva. Em: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. (originalmente publicado em 1905), 1996.
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