Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: FILOSOFIA I- A

Código: 70-995             

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

O estudo da filosofia desenvolve a capacidade de perguntar e busca favorecer o desenvolvimento da reflexão crítica, ocupando-se fundamentalmente de três temas: o Ser, o Conhecer e o Agir.

 

Objetivos:

  • Introduzir a discussão acerca dos fundamentos filosóficos do pensamento psicológico;
  • Oportunizar a leitura e discussão dos textos filosóficos relacionados à construção do pensamento psicológico;
  • Relacionar os conceitos filosóficos aos fenômenos psicológicos;
  • Discutir de maneira crítica os problemas contemporâneos a partir dos conhecimentos filosóficos;

 

Conteúdos Curriculares:

  1. A Natureza da Filosofia: O que é filosofia: caracterização e utilidade. Conhecimentos vulgar, científico e filosófico. Nascimento da Filosofia: Mito e Filosofia. História da Filosofia: períodos da história da Filosofia e escolas filosóficas. Áreas da Filosofia hoje. De que se ocupa a filosofia?
  2. A Questão Antropológica: cultura e natureza. Trabalho e alienação.
  3. A Questão do Ser: a natureza nas escolas pré-socráticas. Platão e a teoria das formas (eîdos). O ser para Aristóteles. O Ser na filosofia medieval e moderna. O problema do ser humano na fenomenologia.
  4. A questão da linguagem: a linguagem como atividade humana. Estruturação da linguagem. Tipos de linguagem, linguagem, pensamento e cultura. Os paradigmas filosóficos da objetividade, da subjetividade e da linguagem;
  5. A questão do conhecimento: a preocupação com o conhecimento. A percepção. A memória. A imaginação. Linguagem e pensamento. O “eu” como fundamento do saber (Descartes). A crítica empirista das ideias à síntese kantiana. Conhecimento como intencionalidade da consciência (Husserl). A consciência pode conhecer tudo? (Freud);
  6. A questão do agir: Pensamento político grego. Pensamento político moderno e contemporâneo. Pensamento político atual: a questão da democracia. Moral e Ética. Os valores e a ação humana. A Liberdade. Concepções éticas.
  7. Direitos Humanos
    1. Democracia, Cidadania, Liberdades Civis e Políticas
    2. Como linguagem emancipatória

 

Metodologia:

O desenvolvimento da disciplina utilizará diferentes procedimentos metodológicos com a finalidade de aprimorar a reflexão, a problematização do mundo vivido, a análise do pensamento dos autores que serão estudados. Para isso utilizar-se-á: aulas expositivas e dialógicas conduzidas pelo professor; leitura metódica e análise de textos previamente selecionados; atividades práticas com elaboração de esquemas e discussão das temáticas; trabalhos em grupo com debates; audiovisuais referentes às temáticas abordadas, incluindo Trabalho Discente Efetivo.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita a partir da apresentação de atividades que permitam o acompanhamento do desenvolvimento de competências e habilidades, entre as quais, compreensão e visão ampla do conhecimento adquirido na disciplina, que poderão ser: resenhas, trabalhos individuais em sala de aula e prova. Sendo que 80% da média final é vinculada às 60h de atividades em aula e 20% da média final oriunda da avaliação do Trabalho Discente Efetivo

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2012.

CHAUÍ, Marilena de Sousa. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, 2012.

JAPIASSÚ, Hilton. Um desafio à filosofia: pensar-se nos dias de hoje. São Paulo: Letras & Letras, 1997.

 

Bibliografia Complementar

CORDI, Cassiano. Para filosofar. 3. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

CORTELLA, Mário Sérgio. Não se desespere!: provocações filosóficas. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

LUCKESI, Cipriano; PASSOS, Elizete Silva. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012

MARCONDES, de Franco, I. A filosofia: o que é? Para que serve? Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

MENDONÇA, E. Prado de. O mundo precisa de filosofia. Rio de Janeiro: Agir, 1992.