Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PSICOLOGIA, CIÊNCIA E PROFISSÃO

Código: 70-994

Carga Horária: (Teórica: 80) (Prática:) Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Oportuniza uma visão geral da Psicologia, partindo de uma perspectiva histórica das ideias

psicológicas, passando pelo reconhecimento da psicologia como uma disciplina científica

autônoma, o desenvolvimento das diferentes perspectivas epistemológicas e as possíveis áreas

de atuação profissional.

 

Objetivos:

? Reconhecer as matrizes teóricas e epistemológicas do pensamento psicológico;

? Diferenciar os períodos históricos do desenvolvimento da psicologia e as ideias

psicológicas correspondentes;

? Conhecer os diferentes contextos de atuação profissional.

 

Conteúdos Curriculares:

1. História da Psicologia

a. Ideias psicológicas em diferentes períodos históricos

b. Contexto sócio-histórico para o surgimento da Psicologia como ciência

c. Wilhelm Wundt e o surgimento da Psicologia

2. Teorias e Sistemas em Psicologia

a. Estruturalismo

b. Funcionalismo

c. Behaviorismo

d. Psicanálise

e. Psicologia da Gestalt

f. Psicologia humanista

3. A Psicologia no Brasil: história e desenvolvimento

4. A profissão de psicólogo: campos de atuação profissional

5. Os desafios atuais e o mercado de trabalho do profissional psicólogo

 

Metodologia:

Aulas expositivas, seminários, utilização de recursos audiovisuais, realização de atividades em

grupo com atividades de pesquisas bibliográficas, sistematização de informações e

apresentação. Além das atividades em aula que perfazem 60h, a disciplina conta com 20h de

Trabalho Discente Efetivo, o qual estimula e evidencia a autonomia do aluno na construção do

conhecimento, habilidades e competências.

 

Avaliação:

A avaliação será realizada por meio de provas individuais, trabalhos em grupos e relatórios de

pesquisas com vistas a uma avaliação integral, privilegiando a avaliação formativa diagnóstica e

cumulativa. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno

e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen. História da Psicologia Moderna. 12. ed. São

Paulo: Cultrix, 1992.

MASSIMI, Marina, GUEDES, Maria do Carmo (Org.) História da Psicologia no Brasil: novos

estudos. São Paulo: EDUC; Cortez, 2004

DAVIDOFF, Linda L. Introdução à Psicologia. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2001.

 

Bibliografia Complementar

FIGUEIREDO, Luis Cláudio. Psicologia – Uma (Nova) Introdução. São Paulo: EDUC, 1995.

FIGUEIREDO, Luís Cláudio Mendonça; SANTI, Pedro Luiz Ribeiro de. Psicologia, uma (nova)

introdução: uma visão histórica da psicologia como ciência. 2. ed. São Paulo: Educ, 2002.

GOODWIN, James C. História da psicologia moderna. 4. ed. São Paulo: Cultrix, 2008.

CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil:

Pioneiros. Rio de Janeiro: Imago, Brasília: CFP, 2001.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Psicologia no Brasil: Direções epistemológicas.

Brasília: CFP, 1995.

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