Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PSICANÁLISE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES I

Código: 70-1050

Carga Horária: (Teórica: 40)  (Prática:)   Nº de Créditos:2

 

Ementa:

Discute aspectos relacionados a constituição psíquica do sujeito, abordando o desenvolvimento mental primitivo, a passagem pelo édipo e a transição adolescente. Apresenta as principais correntes da teoria psicanalítica sobre a infância e a adolescência, deduzindo desta os parâmetros teóricos e técnicos da psicoterapia psicanalítica com crianças e adolescentes.

 

Objetivos:

  • Apresentar um panorama geral sobre a Psicanálise de Crianças e Adolescentes com ênfase nos seus fundamentos teóricos, na especificidade da técnica e nas particularidades e demandas do sujeito em desenvolvimento.
  • Estudar o desenvolvimento da subjetividade humana, perpassando aspectos teóricos relacionados ao narcisismo, édipo, puberdade e adolescência.
  • Conhecer as principais teorias que embasam a psicanálise de crianças e adolescentes, desde os primórdios da psicanálise até a contemporaneidade.
  • Refletir sobre as especificidades da técnica psicanalítica com crianças e com adolescentes.

 

Conteúdos Curriculares:

1. A história da Psicanálise com Crianças e Adolescentes;

2. Principais teorias que embasam a Psicanálise com Crianças e Adolescentes

3. O desenvolvimento da subjetividade humana: Narcisismo, Édipo, Puberdade e Adolescência.

4. As especificidades da técnica psicanalítica com crianças e adolescentes.

 

Metodologia: As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 30h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 10h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CASTRO, Maria da Graça; SURMER, Anie e cools, Crianças e Adolescentes em Psicoterapia: abordagem psicanalítica. ArtMed, 2009.

FERRO, Antonino. A técnica na psicanálise infantil: a criança e o analista: da relação ao campo emocional. Rio de Janeiro: Imago, 1995.

GLENN, Jules. (Org.). Psicanálise e psicoterapia de crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

 

Bibliografia Complementar

BERGÈS, Jean; BALBO, Gabriel. A criança e a psicanálise: novas perspectivas. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1997.

BERNARDINO, Leda. As psicoses não-decididas da infância: um estudo psicanalítico. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

CRAMER, Bertrand e PALACIO-ESPASA, Francisco. Técnicas psicoterápicas mãe/bebê. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GUELLER, Adela S. Psicanálise com crianças: perspectivas teórico-clínicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.

GUTFREIND, Celso. O terapeuta e o lobo: a utilização do conto na psicoterapia da criança. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.