Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PSICOSSOMÁTICA I

Código: 70-1048             

Carga Horária: (Teórica: 40)  (Prática:)   Nº de Créditos:2

 

Ementa:

Aborda o indivíduo doente em sua unidade psicossomática. Enfatiza o papel do psiquismo na regulação do equilíbrio psicossomático e a influência que as experiências mais precoces do indivíduo, junto com o meio, exercem em sua formação e estruturação. Analisa como o funcionamento psicológico pode produzir manifestações somáticas normais ou patológicas. Ressalta a importância das referências históricas, teóricas e clínicas da psicanálise para a compreensão das patologias orgânicas e pontua possibilidades de intervenção no campo das doenças psicossomáticas.

 

Objetivos:

  • Discutir  a indissociabilidade entre o psíquico e o orgânico no processo de saúde doença.
  • Conhecer as contribuições da psicanálise para o entendimento das doenças psicossomáticas.
  • Planejar e desenvolver atividades na área de saúde mental para o doente psicossomático.
  • Abordar as possibilidades de intervenção psicoterapêuticas para o paciente com doença psicossomática.

 

Conteúdos Curriculares:

 1. Perspectivas históricas a partir de Freud:

2. Psicossomática de base psicanalítica: diferentes perspectivas dos autores psicanalíticos

3. Mentalização e somatização: a função do pré-consciente:

4. Histeria, hipocondria e psicossomática;

5. Pensamento operatório.

6. Alexitimia:

7. Infância e psicossomática:

8. A técnica em psicossomática;

9. Psicossomática e instituição de saúde.

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 30h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 10h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

VOLICH, Rubens M. Psicossomática: clínica psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. (biblioteca central)

MCDOUGALL, Joice. Teatros do corpo: o psicossoma em psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

MELLO FILHO, Julio. Psicossomática hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

 

Bibliografia Complementar

ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto (Org.). Psicologia da saúde: um novo significado para a prática clínica. 2.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

DEJOURS, Christophe. O corpo entre a biologia e a psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

FERRAZ, Flavio C. & VOLICH, Rubens. M. Psicossoma: psicossomática psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

MARTY, Pierre. A. A psicossomática do adulto. Porto Alegre: Artes Médicas. 1993.

MCDOUGALL, Joice. Em defesa de uma certa anormalidade: teoria e clínica psicanalítica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.