Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: ESTÁGIO ÊNFASE B III

Código: 70-1041             

Carga Horária: (Teórica: )  (Prática:120)   Nº de Créditos:6

 

Ementa:

Oportuniza ao aluno práticas relacionadas à atuação do psicólogo no contexto dos Processos Clínicos em Psicologia

 

OBJETIVOS:

  • Realizar avaliações psicológicas em um contexto clínico.
  • Planejar e realizar intervenções psicológicas em um contexto clínico
  • Avaliar as intervenções de acordo com o referencial teórico/técnico utilizado
  • Elaborar estudos de caso para discussão clínica

 

Conteúdos Curriculares:

Variável conforme a especificidade da prática de estágio.

 

Metodologia:

Realização de atendimentos psicológicos, associado a encontros semanais de orientação individual e/ou grupal com professor orientador de estágio. Elaboração de relatos e relatórios das práticas realizadas.

 

Avaliação:

Mediante acompanhamento semanal por supervisor acadêmico, relatórios, ética profissional, seminários teóricos.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

FERRO, Antonino. A Técnica na Psicanálise Infantil. Imago. Rio de Janeiro,1995.

ZANONATO, Adriana. S.; Prado, Luis Carlos. C. Trabalhando com crianças e suas famílias: casos clínicos ilustrados. Porto Alegre: Editado pelo autor, 2010.

BERENSTEIN, Isidoro.  Do ser ao fazer curso sobre vincularidade. Vialeeter, 2001.

 

Bibliografia Complementar

GAP. Distúrbios Psicopatológicos na Infância: teoria e classificação. Porto Alegre: Artes Médicas,1990.

NERI, Cláudio. Manual de Psicanálise de Grupo. Rio de Janeiro: Imago, 1999.

ITO, Ligia M. Terapia Cognitivo-comportamental para transtornos psiquiátricos. Porto Alegre: Artes Médicas,1998.

MACEDO, Mônica Medeiros Kother (Org.). Adolescência e psicanálise: intersecções possíveis: Porto Alegre. ARTMED, 2004.

FÉRES-CARNEIRO, Terezinha. (org). Casal e Família: conjugalidade, parentalidade e psicoterapia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.