Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: ESTÁGIO ÊNFASE B II

Código: 70-1038

Carga Horária: (Teórica: )  (Prática:60)   Nº de Créditos:3

 

Ementa:

Oportuniza ao aluno práticas relacionadas à atuação do psicólogo no contexto dos Processos Clínicos em Psicologia

 

Objetivos:

  • Realizar  avaliações psicológicas em um contexto clínico.
  • Planejar e realizar intervenções psicológicas em um contexto clínico
  • Avaliar as intervenções de acordo com o referencial teórico/técnico utilizado
  • Elaborar estudos de caso para discussão clínica
  • Realizar uma avaliação psicológica em formato de psicodiagnóstico em contexto clínico.
  • Realizar entrevista inicial e de devolução
  • Identificar e realizar os procedimentos necessários à avaliação (como observação, hora de jogo, genograma, EEM, testes e instrumentos psicológicos, entre outras técnicas pertinentes).
  • Buscar outros profissionais para a complementação de informações, quando necessário.
  • Redigir documentos decorrentes da avaliação (Laudo, prontuário, encaminhamentos, atestados).
  • Apresentar ao estagiário do Estágio Básico que o acompanha no Psicodiagnóstico, os seus procedimentos e discuti-los no grupo de supervisão.

 

Conteúdos Curriculares:

Trata-se de uma disciplina de estágio no qual são realizados atendimentos psicológicos e psicodiagnóstico.

 

Metodologia:

Realização de atendimentos psicológicos e de psicodiagnóstico, associado a encontros semanais de orientação individual e/ou grupal com professor orientador de estágio. Elaboração de relatos e relatórios das práticas realizadas.

 

Avaliação:

Conforme descrito na regulamentação dos estágios.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

EIZIRIK, Cláudio, AGUIAR, Rogério e SCHESTATSKI. Psicoterapia de Orientação Analítica: Fundamentos Teóricos e Clínicos. Porto Alegre: ArtMed, 2005.

SADOCK, Benjamin J. (Org.). Compêndio de psicoterapia de grupo. 3. ed Porto Alegre: Artmed, 1996.

NICHOLS, Michael P.; SCHWARTZ, Richard C. Terapia familiar: Conceitos e métodos. Porto Alegre: Artmed, 2007.

 

Bibliografia Complementar

ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto (Org.). Psicologia hospitalar: teoria e prática. São Paulo: Pioneira, 2001.

BION, Wilfred R.; AFFONSO, Carlos Heleodoro. Atenção e interpretação: uma aproximação científica à compreensão interna na psicanálise e nos grupos. Rio de Janeiro: Imago, 1973.

BRAIER, Eduardo. Psicoterapia Breve de Orientação Psicanalítica. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

CORDIOLI, Aristides Volpato; GREVET, Eugenio Horacio (Org.). Psicoterapias: abordagens atuais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.

DOLTO, Françoise. Psicanálise e pediatria: as grandes noções da psicanálise - dezesseis observações de crianças. 4. ed. Rio de Janeiro, 1988.