Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: MÉTODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA

Código:  70-1035            

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Discute os métodos de pesquisa empregados em psicologia e as etapas do processo de pesquisa, considerando os seus diferentes delineamentos, os procedimentos de coleta e análise de dados mais usuais e a elaboração de projetos e relatórios.

 

Objetivos:

  • Discutir os fundamentos epistemológicos subjacentes aos diversos métodos de pesquisa, julgando a adequação de procedimentos metodológicos em pesquisas psicológicas.
  • Conhecer os diversos métodos de pesquisa em psicologia;
  • Apresentar os delineamentos e os procedimentos de coleta e análise de dados mais usuais em Psicologia;
  • Elaborar projetos e relatórios de pesquisa.

 

Conteúdos Curriculares:

  1. Pesquisa em Psicologia.
  2. Delineamentos quantitativos, qualitativos, transversais, longitudinais, descritivos, exploratórios e explicativos.
  3. A construção do objeto de pesquisa
    1. Formulação do problema
    2. Formulação dos objetivos
  4. Tipos de pesquisas e métodos de coleta de dados em Psicologia:
    1. Entrevista
    2. Grupo focal
    3. Estudo de caso
    4. Questionários e escalas
    5. Revisão de literatura
  5. Participantes e estratégias de recrutamento
  6. Métodos de análise dos resultados
  7. Construção de um projeto de Pesquisa
  8. Apresentação dos resultados: Construção de um artigo científico

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed São Paulo: Atlas, 1999.

OLSEN, Wendy. Coleta de dados: debates e métodos fundamentais em pesquisa social. Porto Alegre: Penso, 2015.

 

Bibliografia Complementar

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2007.

SORDI, José Osvaldo. Desenvolvimento de projeto de pesquisa. São Paulo: Saraiva, 2017.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.