Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: ESTÁGIO ÊNFASE B I

Código: 70-1034             

Carga Horária: (Teórica: )  (Prática:60)   Nº de Créditos:3

 

Ementa:

Oportuniza ao aluno práticas relacionadas à atuação do psicólogo no contexto dos Processos Clínicos em Psicologia.

 

Objetivos:

  • Realizar avaliações psicológicas em um contexto clínico, de acordo com o referencial teórico estabelecido (psicanálise, cognitivo-comportamental, sistêmico, humanista).
  • Planejar e realizar intervenções psicológicas em um contexto clínico.
  • Avaliar as intervenções de acordo com o referencial teórico/técnico utilizado.
  • Elaborar estudos de caso para discussão clínica.

 

 Conteúdos Curriculares:

 Trata-se de uma disciplina de estágio no qual são realizados atendimentos psicológicos.

 

Metodologia:

Realização de atendimentos psicológicos e encontros semanais de orientação individual e/ou grupal com professor orientador de estágio. Elaboração de relatos e relatórios das práticas realizadas.

 

Avaliação:

Conforme descrito na regulamentação de estágio.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

GREENSON, Ralfh.  A técnica e a Prática da Psicanálise.  Rio de Janeiro: Imago, 1981.

CABALLO, Vicente. E. (Coord). Manual para o tratamento cognitivo-comportamental dos transtornos psicológicos. São Paulo: Santos, 2011.

NICHOLS, Michael P.; SCHWARTZ, Richard C. Terapia familiar: Conceitos e métodos. Porto Alegre: Artmed, 2007.

 

Bibliografia Complementar

COSTA, Gley. A clínica Psicanalítica das Psicopatologias Contemporâneas. Porto Alegre: Artmed,2010.

ETCHEGOYEN, R. Horacio. Fundamentos da técnica psicanalítica. 2. ed., Porto Alegre: Artmed, 2004.

MANNONI, Maud. A primeira entrevista em psicanálise. 21. ed. Rio de Janeiro: Imago, 2001.

WAGNER, Adriana (org).  Família em cena: tramas, dramas e transformações. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2005.

ZIMERMAN, Davi. Bion da teoria à prática – uma abordagem didática. Porto Alegre: ArtMed, 2004.