Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PROCESSOS EDUCACIONAIS

Código: 70-1032             

Carga Horária: (Teórica: 40)  (Prática:)   Nº de Créditos:2

 

Ementa:

A disciplina apresenta recursos teórico-metodológicos para intervenção do psicólogo nos processos educativos, enfatizando as relações existentes entre aprendizagem, identidade e desenvolvimento humano. Discute práticas de assessoramento e o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção de saúde direcionados à comunidade educativa.

 

Objetivos:

  • Compreender o contexto educacional e suas demandas de intervenção;
  • Instrumentalizar a elaboração de análise das necessidades do contexto educacional;
  • Capacitar para a elaboração de programas ou projetos de intervenção;
  • Trabalhar as metodologias adequadas às intervenções em contextos educacionais.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Intervenções em adaptação escolar

2. Orientação sexual na escola ou sexualidade na escola e possíveis intervenções

3. Orientação Profissional e Planejamento de carreira

4. Escola e família: proximidades, limites e demandas

5. Prática docente – entendendo o papel do professor e implicações no seu fazer na contemporaneidade. A saúde do professor;

6. Educação emocional na escola

7. Contribuições da psicologia na construção de projetos pedagógicos e pesquisas

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

LASSANCE, Maria Cecília Pacheco (org.) Técnicas para trabalho de orientação profissional em grupos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1999.

MEIRA, Marisa Eugênia Melillo; ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino (Org.). Psicologia escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

MONEREO, Carles; SOLÉ, Isabel. O assessoramento psicopedagógico: uma perspectiva profissional e construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2000.

 

Bibliografia Complementar

AQUINO, Julio Groppa (org.). Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.

ARAUJO, Claysi Maria M. (org) Psicologia Escolar: Novos cenários e contextos de Pesquisa, Formação e Prática. Alínea, 2009.  

CENCI, Cláudia Mara Bosetto; MAURINA, Leda Rubia Corbulina; WAGNER, Márcia Fortes (orgs). Intervenções em Psicologia: transitando em diferentes contextos. Passo Fundo. IMED, 2009

NOGUEIRA, Maria Alice; ROMANELLI, Geraldo; ZAGO, Nadir. Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2000

WECHSLER, Solange. M. Psicologia Escolar: Pesquisa, formação e prática. Campinas. Alínea, 2008.