Departamento de Ciências Humanas Disciplina: PROCESSOS EDUCACIONAIS Código: 70-1032 Carga Horária: (Teórica: 40) (Prática:) Nº de Créditos:2
Ementa: A disciplina apresenta recursos teórico-metodológicos para intervenção do psicólogo nos processos educativos, enfatizando as relações existentes entre aprendizagem, identidade e desenvolvimento humano. Discute práticas de assessoramento e o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção de saúde direcionados à comunidade educativa.
Objetivos:
Conteúdos Curriculares: 1. Intervenções em adaptação escolar 2. Orientação sexual na escola ou sexualidade na escola e possíveis intervenções 3. Orientação Profissional e Planejamento de carreira 4. Escola e família: proximidades, limites e demandas 5. Prática docente – entendendo o papel do professor e implicações no seu fazer na contemporaneidade. A saúde do professor; 6. Educação emocional na escola 7. Contribuições da psicologia na construção de projetos pedagógicos e pesquisas
Metodologia: As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.
Avaliação: A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final
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Bibliografia Básica LASSANCE, Maria Cecília Pacheco (org.) Técnicas para trabalho de orientação profissional em grupos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1999. MEIRA, Marisa Eugênia Melillo; ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino (Org.). Psicologia escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. MONEREO, Carles; SOLÉ, Isabel. O assessoramento psicopedagógico: uma perspectiva profissional e construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Bibliografia Complementar AQUINO, Julio Groppa (org.). Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997. ARAUJO, Claysi Maria M. (org) Psicologia Escolar: Novos cenários e contextos de Pesquisa, Formação e Prática. Alínea, 2009. CENCI, Cláudia Mara Bosetto; MAURINA, Leda Rubia Corbulina; WAGNER, Márcia Fortes (orgs). Intervenções em Psicologia: transitando em diferentes contextos. Passo Fundo. IMED, 2009 NOGUEIRA, Maria Alice; ROMANELLI, Geraldo; ZAGO, Nadir. Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2000 WECHSLER, Solange. M. Psicologia Escolar: Pesquisa, formação e prática. Campinas. Alínea, 2008.
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