Departamento de Ciências Humanas Disciplina: PROJETO INTEGRADOR II - PSICOLOGIA Código:70-1027 Carga Horária: (Teórica: ) (Prática:60) Nº de Créditos:3
Ementa: Desenvolvimento e apresentação de projeto multidisciplinar e extensionista, integrando disciplinas do curso de Psicologia
Objetivos:
Conteúdos Curriculares: Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe com a integração de conteúdos curriculares entre disciplinas do curso de Psicologia
Metodologia: O Projeto Integrador 2 será desenvolvido por meio da integração e aplicação prática de conteúdos da área de Políticas Públicas vinculadas às áreas da Educação, Saúde e Assistência Social e das disciplinas do semestre e anteriores, cujo tema será definido pelo Núcleo Docente Estruturante do curso em semestre anterior. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 50 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.
Avaliação: Em consonância ao Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Graduação da URI – Modalidade Presencial (Resolução nº 2822/CUN/2020 da URI). O Coordenador de Projeto Integrador e o Professor de Projeto Integrador deverão adequar o processo de avaliação à proposta de cada semestre.
|
Bibliografia Básica MURTA, Sheila Giardini; LEANDRO-FRANÇA, Cristineide; SANTOS, Karine Brito DOS; POLEJACK, Larissa. Prevenção e promoção em saúde mental: Fundamentos, Planejamento e estratégias de intervenção. Porto Alegre: Sinopsys, 2015. OSÓRIO. Luiz Carlos. Psicologia Grupal: uma nova disciplina para o advento de uma nova era. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003. CARVALHO, Sérgio Resende. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudança. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.
Bibliografia Complementar PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA FILHO, Naomar de (Org.). Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Medbook, 2014. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Estatuto da criança e do adolescente: refletindo sobre sujeitos, direitos e responsabilidades. Brasília: CFP, 2016. GRANDESSO, Marilene; BARRETO, Miriam Rivalta (Org.). Terapia comunitária: tecendo redes para a transformação social: saúde, educação e políticas públicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. CENCI, Cláudia Mara Bosetto; MAURINA, Leda Rúbia Corbulim; WAGNER, Marcia Fortes (Org.). Intervenções da psicologia: transitando em diferentes contextos. Passo Fundo: Imed, 2009. BEAUDOIN, Marie-Nathalie; TAYLOR, Maureen. Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre: Artmed, 2006.
|