Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PROJETO INTEGRADOR II - PSICOLOGIA

Código:70-1027              

Carga Horária: (Teórica: )  (Prática:60)   Nº de Créditos:3

 

Ementa:

Desenvolvimento e apresentação de projeto multidisciplinar e extensionista, integrando disciplinas do curso de Psicologia

 

Objetivos:

  • Desenvolver competências e habilidades em psicologia, de modo inovador, científico, empreendedor e interdisciplinar, permitindo a integração teoria-prática, o trabalho em equipe e o aprendizado autônomo, bem como a construção de uma visão sistêmica à problematização e contextualização de problemas reais. Além disso, visa a  compreensão do papel do psicólogo no mercado de trabalho e a sua importância como agente transformador social.

 

Conteúdos Curriculares:

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe com a integração de conteúdos curriculares entre disciplinas do curso de Psicologia

 

Metodologia:

O Projeto Integrador 2 será desenvolvido por meio da integração e aplicação prática de conteúdos da área de Políticas Públicas vinculadas às áreas da Educação, Saúde e Assistência Social e das disciplinas do semestre e anteriores, cujo tema será definido pelo Núcleo Docente Estruturante do curso em semestre anterior. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 50 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

Avaliação:

Em consonância ao Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Graduação da URI – Modalidade Presencial (Resolução nº 2822/CUN/2020 da URI). O Coordenador de Projeto Integrador e o Professor de Projeto Integrador deverão adequar o processo de avaliação à proposta de cada semestre.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

MURTA, Sheila Giardini; LEANDRO-FRANÇA, Cristineide; SANTOS, Karine Brito DOS; POLEJACK, Larissa. Prevenção e promoção em saúde mental: Fundamentos, Planejamento e estratégias de intervenção. Porto Alegre: Sinopsys, 2015.

OSÓRIO. Luiz Carlos. Psicologia Grupal: uma nova disciplina para o advento de uma nova era. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.

CARVALHO, Sérgio Resende. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudança. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.

 

Bibliografia Complementar

PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA FILHO, Naomar de (Org.). Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Medbook, 2014.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Estatuto da criança e do adolescente: refletindo sobre sujeitos, direitos e responsabilidades. Brasília: CFP, 2016.

GRANDESSO, Marilene; BARRETO, Miriam Rivalta (Org.). Terapia comunitária: tecendo redes para a transformação social: saúde, educação e políticas públicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

CENCI, Cláudia Mara Bosetto; MAURINA, Leda Rúbia Corbulim; WAGNER, Marcia Fortes (Org.). Intervenções da psicologia: transitando em diferentes contextos. Passo Fundo: Imed, 2009.

BEAUDOIN, Marie-Nathalie; TAYLOR, Maureen. Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre: Artmed, 2006.