Departamento de Ciências Humanas Disciplina: INTERVENÇÕES COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS Código: 70-1023 Carga Horária: (Teórica: 80) (Prática:) Nº de Créditos:4
Ementa: Compreende as estratégias de reestruturação cognitiva na terapia cognitivo-comportamental. Apresenta as principais técnicas cognitivo-comportamentais no tratamento dos transtornos mentais com crianças, adolescentes e adultos. Discute as semelhanças e diferenças entre a terapia cognitivo-comportamental com adultos e crianças e adolescentes. Introduz as intervenções grupais na terapia cognitivo-comportamental.
Objetivos:
Conteúdos Curriculares: 1. Revisão dos princípios da terapia cognitivo-comportamental 2. Reestruturação cognitiva
3. Principais técnicas da terapia cognitivo-comportamental no tratamento dos transtornos mentais
4. Término do tratamento e prevenção de recaída 5. Terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes
6. Estrutura da sessão com crianças e adolescentes 7. Introdução do modelo de tratamento e identificação de problemas com crianças e adolescentes 8. Técnicas cognitivas e comportamentais utilizadas no processo terapêutico com crianças e adolescentes
9. Trabalhando com os pais de crianças e adolescentes 10. Intervenções grupais na terapia cognitivo-comportamental
11. Terapias contextuais (terceira geração)
Metodologia: As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.
Avaliação: A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final
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Bibliografia Básica BECK, Judith. Terapia cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. KNAPP, Paulo. (Org.). Terapia cognitivo-comportamental na prática psiquiátrica. Porto Alegre, Artmed, 2004. RANGÉ, Bernard (Org.). Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
Bibliografia Complementar BECK, Aaron T.; FREEMAN, Arthur; DAVIS, Denise D. Terapia cognitiva dos transtornos da personalidade. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. CAMINHA, Renato M.; CAMINHA, Marina Gusmão. A prática cognitiva na infância. São Paulo: Roca, 2007. FRIEDBERG, Robert D.; McClure, Jessica M. A prática clínica de terapia cognitiva com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2004. LEAHY, Robert L. Técnicas de terapia cognitiva: manual do terapeuta. Porto Alegre: Artmed, 2008. PETERSEN, Circe Salcides; WAINER, Ricardo (Org.). Terapias cognitivo comportamentais para crianças e adolescentes: ciência e arte. Porto Alegre: ArtMed, 2011.
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