Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: INTERVENÇÕES COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS

Código: 70-1023              

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Compreende as estratégias de reestruturação cognitiva na terapia cognitivo-comportamental. Apresenta as principais técnicas cognitivo-comportamentais no tratamento dos transtornos mentais com crianças, adolescentes e adultos. Discute as semelhanças e diferenças entre a terapia cognitivo-comportamental com adultos e crianças e adolescentes. Introduz as intervenções grupais na terapia cognitivo-comportamental.

 

Objetivos:

  • Estudar a teoria e as técnicas psicoterápicas referentes à abordagem cognitivo-comportamental.
  • Contextualizar teoricamente a abordagem psicoterápica cognitivo-comportamental;
  • Instrumentalizar para a condução de intervenções terapêuticas na infância, adolescência, idade adulta e terceira idade utilizando diferentes técnicas;
  • Estabelecer reflexões entre psicoterapias e bioética;
  • Problematizar as condições de formação do psicoterapeuta.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Revisão dos princípios da terapia cognitivo-comportamental

2. Reestruturação cognitiva

  1. Identificação e modificação dos pensamentos automáticos
  2.  Identificação e modificação das crenças intermediárias
  3. Identificação e modificação das crenças centrais

3. Principais técnicas da terapia cognitivo-comportamental no tratamento dos transtornos mentais

  1. Transtornos de humor
  2. Transtornos de ansiedade
  3. Transtornos por uso de substâncias
  4. Transtornos de personalidade

4. Término do tratamento e prevenção de recaída

5. Terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes

  1. Semelhanças e diferenças entre a terapia cognitivo-comportamental com adultos e crianças e adolescentes
  2. Conceitualização de caso

6. Estrutura da sessão com crianças e adolescentes

7. Introdução do modelo de tratamento e identificação de problemas com crianças e adolescentes

8. Técnicas cognitivas e comportamentais utilizadas no processo terapêutico com crianças e adolescentes

  1. Trabalhando com crianças e adolescentes deprimidos
  2. Trabalhando com crianças e adolescentes ansiosos
  3. Trabalhando com crianças e adolescentes disruptivos

9. Trabalhando com os pais de crianças e adolescentes

10. Intervenções grupais na terapia cognitivo-comportamental

  1. Treino de Pais
  2. Treinamento em Habilidades Sociais

11. Terapias contextuais (terceira geração)

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BECK, Judith. Terapia cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

KNAPP, Paulo. (Org.). Terapia cognitivo-comportamental na prática psiquiátrica. Porto Alegre, Artmed, 2004.

RANGÉ, Bernard (Org.). Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

 

Bibliografia Complementar

BECK, Aaron T.; FREEMAN, Arthur; DAVIS, Denise D. Terapia cognitiva dos transtornos da personalidade. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CAMINHA, Renato M.; CAMINHA, Marina Gusmão. A prática cognitiva na infância. São Paulo: Roca, 2007.

FRIEDBERG, Robert D.; McClure, Jessica M. A prática clínica de terapia cognitiva com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LEAHY, Robert L. Técnicas de terapia cognitiva: manual do terapeuta. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PETERSEN, Circe Salcides; WAINER, Ricardo (Org.). Terapias cognitivo comportamentais para crianças e adolescentes: ciência e arte. Porto Alegre: ArtMed, 2011.