Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PSICOPATOLOGIA II

Código: 70-1021             

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Estuda algumas das principais entidades nosográficas e seus critérios diagnósticos, fatores de risco e prognóstico.  Apresenta o Exame do Estado Mental (EEM) e sua utilização na avaliação do paciente. Trabalha com casos práticos, visando a identificação de sintomas e alterações no EEM, exercitando e capacidade de formular hipóteses diagnósticas diferenciais.

 

Objetivos:

  • Conhecer os principais transtornos mentais, seus critérios diagnósticos, fatores de risco e prognóstico
  • Compreender os fundamentos e principais elementos do Exame do Estado Mental
  • Relacionar sintomas e alterações no Exame do Estado Mental em casos clínicos
  • Identificar sintomas e formular hipóteses diagnósticas relacionadas aos principais transtornos mentais
  • Exercitar o diagnóstico diferencial no âmbito da psicopatologia nosográfica

 

Conteúdos Curriculares:

1.       Exame do Estado Mental

2.       Transtornos Ansiosos

3.       Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Relacionados

4.       Transtorno Relacionados ao Trauma

5.       Transtorno Dissociativos

6.       Transtorno de Sintomas Somáticos

7.       Transtornos Depressivos

8.       Transtorno Bipolar e Relacionados

9.      Transtornos Psicóticos

10.   Transtorno do Neurodesenvolvimento

11.   Transtornos Disruptivos, do Controle de Impulso e de Conduta

12.   Transtornos Relacionados a Substâncias

13.   Transtornos Neurocognitivos

14.   Transtornos de Personalidade ( Cluster A e Cluster C )

15.   Transtornos de Personalidade ( Cluster B )

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositivas dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

DALGALARRONGO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.

American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artmed

 

Bibliografia Complementar

BOARATI, Miguel Angelo; PANTANO, Telma; SCIVOLETTO Sandra. Psiquiatria da infância e adolescência: cuidado multidisciplinar. Barueri, SP: Manole, 2016.  

DUMAS, Jean. Psicopatologia da Infância e da Adolescência. Porto Alegre: Grupo A, 2011.

FIRST, Michael B. Entrevista Clínica Estruturada para os Transtornos do DSM-5. Porto Alegre: Grupo A, 2017.  

KAPLAN, Harold.; SADDOCK, Benjamin. Compêndio de psiquiatria. 11. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2017.  

ROBERTS, Laura Weiss. Guia de Estudo para o DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2017