Departamento de Ciências Humanas Disciplina: PSICOPATOLOGIA II Código: 70-1021 Carga Horária: (Teórica: 80) (Prática:) Nº de Créditos:4
Ementa: Estuda algumas das principais entidades nosográficas e seus critérios diagnósticos, fatores de risco e prognóstico. Apresenta o Exame do Estado Mental (EEM) e sua utilização na avaliação do paciente. Trabalha com casos práticos, visando a identificação de sintomas e alterações no EEM, exercitando e capacidade de formular hipóteses diagnósticas diferenciais.
Objetivos:
Conteúdos Curriculares: 1. Exame do Estado Mental 2. Transtornos Ansiosos 3. Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Relacionados 4. Transtorno Relacionados ao Trauma 5. Transtorno Dissociativos 6. Transtorno de Sintomas Somáticos 7. Transtornos Depressivos 8. Transtorno Bipolar e Relacionados 9. Transtornos Psicóticos 10. Transtorno do Neurodesenvolvimento 11. Transtornos Disruptivos, do Controle de Impulso e de Conduta 12. Transtornos Relacionados a Substâncias 13. Transtornos Neurocognitivos 14. Transtornos de Personalidade ( Cluster A e Cluster C ) 15. Transtornos de Personalidade ( Cluster B )
Metodologia: As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositivas dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.
Avaliação: A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final
|
Bibliografia Básica DALGALARRONGO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artmed
Bibliografia Complementar BOARATI, Miguel Angelo; PANTANO, Telma; SCIVOLETTO Sandra. Psiquiatria da infância e adolescência: cuidado multidisciplinar. Barueri, SP: Manole, 2016. DUMAS, Jean. Psicopatologia da Infância e da Adolescência. Porto Alegre: Grupo A, 2011. FIRST, Michael B. Entrevista Clínica Estruturada para os Transtornos do DSM-5. Porto Alegre: Grupo A, 2017. KAPLAN, Harold.; SADDOCK, Benjamin. Compêndio de psiquiatria. 11. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2017. ROBERTS, Laura Weiss. Guia de Estudo para o DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2017
|