Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Código: 70-1019             

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Conceitua e contextualiza a psicologia organizacional. Estuda a cultura organizacional, os processos de trabalho, enfocando as estratégias de gestão e os modos de interação humana na contemporaneidade.

 

Objetivos:

  • Apresentar a dinâmica das organizações e as especificidades do trabalho do psicólogo nesse contexto.
  • Caracterizar a psicologia organizacional e suas formas de intervenção;
  • Identificar métodos e técnicas de atuação em Gestão de Pessoas.
  • Estudar a cultura organizacional e os processos de trabalho.

 

Conteúdos Curriculares:

  1. Histórico da psicologia organizacional.

  1.1 Definições de psicologia organizacional e sua área de aplicação no Brasil.

  1. Processos básicos de atuação em gestão de pessoas:

2.1 Recrutamento e Seleção;

 2.1.1 Métodos e técnicas de Recrutamento

 2.1.2 Métodos, técnicas e procedimentos na seleção

  2.1.4 Inclusão de PCDs

             2.2 Avaliação de Desempenho:

       2.2.1 Conceito, objetivos, aplicabilidade

       2.2.2 Métodos utilizados para avaliar o desempenho no trabalho;

              2.3 Treinamento e Desenvolvimento

       2.3.1 Conceito e objetivos

       2.3.2 Avaliação de necessidades;

       2.3.3 Métodos e tipos de treinamento;

              2.4  Descrição e Análise de Cargos e Salários:

       2.4.1 Conceito e Objetivos;

       2.4.2 Métodos e técnicas utilizadas;

3. Gestão do Talento Humano (GTH)

                    3.1 Conceito de Gestão do talento humano (GTH)

                3.2  Diagnóstico organizacional e seus instrumentos: Entrevista, observação e estudo de clima;

                    3.3 Consultoria Interna em RH

                    3.4 O Psicólogo como Gestor

                    3.5  Gestão e sustentabilidade socioambiental

 

Metodologia:

O desenvolvimento das aulas utilizará a proposta de aulas expositiva dialogadas, seminários, trabalhos individuais e grupais. Poderão ser desenvolvidas visitas técnicas e/ou a participação de profissionais especialistas da área a fim de integrar teoria e práticas, perfazendo um total de 60h presenciais e mais 20 horas de atividades vinculadas ao Trabalho Discente Efetivo, no qual poderão ser desenvolvidas atividades de pesquisa e extensão, bem como o aprofundamento de estudos na área específica que versa a disciplina.

 

Avaliação:

A avaliação será realizada por meio de provas, relatórios de atividades e trabalhos em grupo, compondo 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas no Trabalho Discente efetivo corresponderão à 20% da média final do aluno.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BARBIERI, Hugo Franco. Gestão de pessoas nas organizações: conceitos e aplicações. São Paulo: Atlas, 2016.

CHIAVENATO, Idalberto Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2020.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: realidade atual e desafios futuros. São Paulo: Atlas, 2017.

 

Bibliografia complementar

ARAUJO, Luis Ce´sar G. de. Gesta~o de pessoas: estrate´gias e integração organizacional- edição compacta. 2. ed.  São Paulo: Atlas, 2014.

VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

COELHO, César. Gestão de pessoas: nas empresas contemporâneas brasileiras. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

REGATO, Vilma Cardoso. Psicologia nas organizações. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.