Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PSICOLOGIA EDUCACIONAL E ESCOLAR

Código:70-1018              

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

A disciplina aborda a formação do psicólogo escolar/educacional, discutindo seu papel e sua intervenção nos contextos educacionais, destacando temas relevantes para a compreensão do funcionamento desse contexto específico. Discute o papel do psicólogo como agente promotor de saúde nos processos institucionais e de aprendizagem na contemporaneidade.

 

Objetivos

  • Conhecer o funcionamento da instituição escola, sua função social e políticas públicas relacionadas à educação;
  • Compreender o trabalho do psicólogo escolar/educacional
  • Analisar o contexto histórico e social da escola numa perspectiva institucional;
  • Conhecer os modelos de intervenção em psicologia / escolar
  • Identificar as diferentes demandas existentes na escola e formas de intervir;
  • Desenvolver articulação dos conhecimentos teóricos básicos desenvolvidos na disciplina com a realidade do contexto escolar.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Formação a atuação do psicólogo escolar/educacional;

2. Origem e função social da escola;

3. Políticas públicas em educação

4.  O Psicólogo à serviço de promoção de saúde na educação

5. O trabalho com grupos na escola

6. Fenômeno da indisciplina, violência escolar e bullying.

7. Entrevista com alunos, pais e professores

8.  Escuta a pais, alunos e professores na escola

9. Acompanhamento a crianças, adolescentes, pais e professores na escola;

10. Assessoria e consultoria em Psicologia Escolar

11. Diagnósticos institucionais escolares

12. Modelos de intervenção em Psicologia Escolar: intervenções mediadas e intervenções diretas;

13. Modelos de Projetos de intervenção institucional (professores, alunos e pais);

14.  Elaboração e discussão de projetos

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CUROCINI, Chiara. MCCULLOCH, Patrícia. Psicólogos e Professores: um ponto de vista sistêmico sobre as dificuldades escolares. Bauru, SP: EDUSC, 1999

GUZZO, Raquel Souza Lobo; ARAUJO, Claysi Maria. Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras. Campinas: Alínea, 2011.

PATTO, Maria. Helena Souza (org). Introdução à psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

 

Bibliografia Complementar

AQUINO, Julio Groppa. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

BEAUDOIN, Marie-Nathalie; TAYLOR, Maureen. Bullying e Desrespeito: Como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre, Artmed, 2006.

MACHADO, Adriana Marcondes; PROENÇA, Marilene (Org). Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

MACHADO, Adriana Marcondes (et al). Psicologia e direitos humanos: educação inclusiva, direitos humanos na escola. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

MARTURANO, Edna Maria; LINHARES, Maria Beatriz; LOUREIRO, Sonia Regina (Org.) Vulnerabilidade e proteção: indicadores na trajetória de desenvolvimento escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.