Departamento de Ciências Humanas Disciplina: PSICOLOGIA E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM Código:70-1015 Carga Horária: (Teórica: 80) (Prática:) Nº de Créditos:4
Ementa: Aprendizagem e seus processos a partir de diferentes perspectivas teóricas (humanista, comportamental, psicanalítica, construtivista, sociointeracionista e neurocognitiva). Diagnóstico e intervenção em dificuldades e transtornos de aprendizagem.
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
Conteúdos Curriculares: 1. Pressupostos epistemológicos da aprendizagem (racionalismo, empirismo e construtivismo) 2. Abordagem comportamental 3. Psicologia Humanista e Existencial 4. Perspectiva construtivista 4.1 Piaget: Epistemologia Genética 4.2 Vygotsky e o sócio-interacionismo 4.3 Wallon e a psicogênese da pessoa completa 5. Educação e Psicanálise 6. Psicologia cognitiva 6.1 Gardner e as inteligência múltiplas 6.2 Ausubel e a aprendizagem significativa 6.3 Bandura e a imitação de modelos. 7. Neurociências e aprendizagem 8. Bronfenbrenner – o olhar sistêmico na educação. 9. A cultura da aprendizagem: o que significa aprender no contexto atual 10. As dificuldades de aprendizagem e suas manifestações 10.1. Fatores relacionados às dificuldades de aprendizagem: familiares, pedagógicos, sociais, políticos e culturais. 11. Transtornos do Neurodesenvolvimento e a aprendizagem: Transtorno Específico de Aprendizagem, Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, Transtorno do Espectro do Autismo, Deficiência Intelectual, Altas Habilidades. 12. Avaliação e Diagnóstico dos problemas de aprendizagem 13. Diferentes modalidades e estratégias de intervenção 14 Direitos humanos e educação: universalização do ensino, inclusão escolar, acessibilidade, política de cotas, educação e relações étnico raciais, a educação indígena. 15. Diferença, diversidade e multiculturalismo e a qualidade da aprendizagem
Metodologia: As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.
Avaliação: A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final
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Bibliografia Básica MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Editora pedagógica e universitária, 1999. DE LA TAILLE, Yves; DE OLIVEIRA, Marta Kohl; DANTAS, Heloysa. PIAGET, VIGOTSKI, WALLON: Teorias psicogenéticas em discussão. Summus editorial, 2019. BOSSA, Nadia A. Dificuldades de aprendizagem: O que são? Como tratá-las?. Artmed Editora, 2009.
Bibliografia Complementar AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014. FLETCHER, Jack M. et al. Transtornos de aprendizagem: da identificação à intervenção. Artmed Editora, 2009. ILLERIS, Knud. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Penso Editora, 2015. SALVADOR, César Coll et al. Psicologia da educação. Penso Editora, 2016. ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; DOS SANTOS RIESGO, Rudimar. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Artmed Editora, 2015.
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