Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PSICOLOGIA E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

Código:70-1015              

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Aprendizagem e seus processos a partir de diferentes perspectivas teóricas (humanista, comportamental, psicanalítica, construtivista, sociointeracionista e neurocognitiva). Diagnóstico e intervenção em dificuldades e transtornos de aprendizagem.

 

Objetivo Geral

  • Fomentar a compreensão das diferentes perspectivas teóricas que fundamentam os processos de aprendizagem e o conhecimento sobre as possibilidades de avaliação e intervenção psicológica em dificuldades e transtornos de aprendizagem.

 

Objetivos Específicos

  • Analisar  e diferenciar os diferentes pressupostos teóricos da Psicologia e suas relações com  os processos de aprendizagem
  • Compreender o contexto de atuação do psicólogo nos processos de aprendizagem em suas diferentes dimensões (pedagógicas, socioculturais e individuais)
  • Conhecer os transtornos do neurodesenvolvimento e os impactos no processo de aprendizagem.
  • Diferenciar os fatores que determinam  dificuldades e transtornos de aprendizagem.
  • Identificar a necessidade, bem como definir ações e estratégias necessárias para a  avaliação e intervenção em dificuldades e transtornos de aprendizagem.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Pressupostos epistemológicos da aprendizagem (racionalismo, empirismo e construtivismo)

2. Abordagem comportamental

3. Psicologia Humanista e Existencial

4. Perspectiva construtivista

4.1 Piaget: Epistemologia Genética

4.2  Vygotsky e o sócio-interacionismo

4.3 Wallon e a psicogênese da pessoa completa

5. Educação e Psicanálise

6. Psicologia cognitiva

6.1 Gardner e as inteligência múltiplas

6.2 Ausubel e a aprendizagem significativa

6.3 Bandura e a imitação de modelos.

7. Neurociências e aprendizagem

8. Bronfenbrenner – o olhar sistêmico na educação.

9. A cultura da aprendizagem: o que significa aprender no contexto atual

10. As dificuldades de aprendizagem e suas manifestações

10.1. Fatores relacionados às dificuldades de aprendizagem: familiares, pedagógicos, sociais, políticos e culturais.

11. Transtornos do Neurodesenvolvimento e a aprendizagem: Transtorno Específico de Aprendizagem, Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, Transtorno do Espectro do Autismo, Deficiência Intelectual, Altas Habilidades.

12. Avaliação e Diagnóstico dos problemas de aprendizagem

13. Diferentes modalidades e estratégias de intervenção

14 Direitos humanos e educação: universalização do ensino, inclusão escolar, acessibilidade, política de cotas, educação e relações étnico raciais, a educação indígena.

15. Diferença, diversidade e multiculturalismo e a qualidade da aprendizagem

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Editora pedagógica e universitária, 1999.

DE LA TAILLE, Yves; DE OLIVEIRA, Marta Kohl; DANTAS, Heloysa. PIAGET, VIGOTSKI, WALLON: Teorias psicogenéticas em discussão. Summus editorial, 2019.

BOSSA, Nadia A. Dificuldades de aprendizagem: O que são? Como tratá-las?. Artmed Editora, 2009.

 

Bibliografia Complementar

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.

FLETCHER, Jack M. et al. Transtornos de aprendizagem: da identificação à intervenção. Artmed Editora, 2009.

ILLERIS, Knud. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Penso Editora, 2015.

SALVADOR, César Coll et al. Psicologia da educação. Penso Editora, 2016.

ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; DOS SANTOS RIESGO, Rudimar. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Artmed Editora, 2015.