Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA III

Código: 70-1013             

Carga Horária: (Teórica: 40)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Apresenta a fundamentação teórica de instrumentos para avaliação afetiva,  comportamental e da personalidade. Diferencia e contextualiza os instrumentos de autorrelato e auto expressivos/projetivos na avaliação afetiva, comportamental e da personalidade. Também apresenta instrumentos psicológicos de autorrelato e autoexpressivos/projetivos  para avaliação de fenômenos humanos de ordem afetiva e comportamental e da personalidade  em diferentes contextos e para diferentes públicos-alvo. Apresenta a Administração, correção, interpretação e redação de resultados de testes psicológicos e outras técnicas de avaliação afetiva e comportamental e da personalidade.

 

Objetivos:

  • Conhecer a fundamentação teórica de instrumentos de avaliação afetiva,  comportamental e da personalidade.
  • Diferenciar e contextualiza os instrumentos de autorrelato e auto expressivos/projetivos na avaliação afetiva, comportamental e da personalidade.
  • Identificar Instrumentos psicológicos de autorrelato e auto expressivos/projetivos  para avaliação de fenômenos humanos de ordem afetiva e comportamental e da personalidade  em diferentes contextos e para diferentes públicos-alvo.
  • Conhecer a Administração, correção, interpretação e redação de resultados de testes psicológicos e outras técnicas de avaliação afetiva e comportamental e da personalidade;

 

 Conteúdos Curriculares:

  1. Instrumentos de  avaliação afetiva,  comportamental e da personalidade.
  2. Instrumentos de autorrelato e auto expressivos/projetivos na avaliação afetiva, comportamental e da personalidade.
  3. Identificar Instrumentos psicológicos de autorrelato e auto expressivos/projetivos  para avaliação de fenômenos humanos de ordem afetiva e comportamental e da personalidade  em diferentes contextos e para diferentes públicos-alvo.
  4. Alguns instrumentos atuais de avaliação afetiva, comportamental e da personalidade -  Administração, correção, interpretação e redação de resultados de testes psicológicos e outras técnicas de avaliação afetiva e comportamental e da personalidade;

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

TRINCA, Walter (Org.). Diagnóstico psicológico: a prática clínica. São Paulo: E.P.U., 2001.

COHEN, Ronald Jay; SWERDLIK, Mark E.; STURMAN, Edward D. Testagem e Avaliação Psicológica: Introdução a Testes e Medidas. Porto Alegre: Grupo A, 2014.

HUTZ, Claúdio S. Avaliação Psicológica da Inteligência e da Personalidade - Coleção: Avaliação Psicológica. Porto Alegre: Grupo A, 2018.

 

Bibliografia Complementar

AMARO, Teresinha A C; HISATUGO, C. L. Rorschach. São Paulo: Hogrefe, 2019.

CUNHA, Jurema (& col.).  Psicodiagnóstico - V. Porto Alegre: Grupo A, 2011.

LINS, Manuela Ramos; BORSA, Juliane C. Avaliação Psicológica: aspectos teóricos e práticos. São Paulo: Editora Vozes, 2017.

GORESTEIN, Clarice; WANG, Yuan-Pang; HUNGERBUHLER, Ines. Instrumentos de avaliação em saúde mental. Porto Alegre: Artmed, 2016.

TRINCA, Walter (Org.). Formas Lúdicas de Investigação em Psicologia. São Paulo: Vetor Editora, 2020.