Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PSICOLOGIA NA SAÚDE COLETIVA

Código: 70-1012             

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Discute e analisa o campo de intervenção do psicólogo na promoção e prevenção em saúde, incluindo a saúde mental coletiva desde a análise do conceito de saúde, saúde mental, os modelos de atendimento e a legislação em vigor  Processos de saúde-enfermidade em um marco teórico social, modelos específicos de entendimento e prevenção de enfermidades.  Possibilidades de intervenção em políticas sociais e de acompanhamento a pessoas que apresentam vulnerabilidade psicossocial.

 

Objetivos:

  • Problematizar histórica e conceitualmente o campo da saúde pública sob a perspectiva da saúde coletiva como espaço de intervenção do psicólogo na prevenção e promoção da saúde.
  • Discutir histórica e conceitualmente as origens da definição de saúde e saúde mental.
  • Analisar o panorama histórico das políticas de saúde pública e de saúde mental.
  • Apresentar as estratégias de intervenção preventiva e de recuperação em saúde e saúde mental coletiva.
  • Discutir as áreas de atuação do psicólogo no campo da saúde.
  • Elucidar os processos de saúde-enfermidade dentro de um marco teórico histórico-social.
  • Introduzir a legislação inerente ao campo da saúde coletiva e sua implicação para a prática profissional.
  • Contribuições do negro e do indígena na área política, econômica e social: a saúde coletiva.

 

Conteúdos Curriculares:

 1. O Conceito de Saúde numa Perspectiva Histórica

1.2 - Significado histórico e cultural de saúde e de doença.

1.3 - Conceito de saúde mental

2.  História da saúde pública no Brasil e o surgimento da Saúde Coletiva

  2.1 - Principais modelos de assistência à saúde

2.2 - Sistema Único de Saúde

2.3 - Legislação

2.4 - O método Epidemiológico

3.   Modelos de Assistência em Saúde Mental

3.1 - Reforma Psiquiátrica

3.1.1 - Histórico

3.1.2 - Legislação

3.1.3 - Rede de serviços de saúde mental / Rede Atenção Psicossocial

4.  Atenção à Saúde Mental na Rede Básica

4.1 - Estratégia de Saúde da Família

4.2 - Repercussões das doenças crônicas na saúde mental

4.3 - Consumo de álcool e outras drogas

5. Legislação em Saúde - Geral e Saúde Mental (Lei do SUS, Nº 8.080 de 19 de setembro de 1990 e Nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990) e Saúde Mental (Lei da Reforma Psiquiátrica, Nacional Nº 10.216 de 06 de abril de 2001 e Estadual Nº 9.716 de 07 de agosto de 1992).

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ANDRADE, Luiz Odorico Monteiro de. SUS Passo a Passo: normas, gestão e financiamento. São Paulo: HUCITEC, 2001.

CAMPOS, F. C. B. (Org.) Psicologia e saúde: repensando práticas. São Paulo: HUCITEC, 1992.

TUNDIS, Silvério Almeida; COSTA, Nilson do Rosário. (Orgs.) Cidadania e loucura: políticas de saúde mental no Brasil.7ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

 

Bibliografia Complementar

BERTOLLI FILHO, Claudio. História da Saúde Pública no Brasil. 5ed. São Paulo: Ática, 2003.

CAMPOS, Gastão Wagner de Souza. Reforma da Reforma. Repensando a Saúde. São Paulo: HUCITEC, 1997.

CAMPOS, Gastão Wagner de Souza [et al.] Tratado de Saúde Coletiva.2ed. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, São Paulo: Hucitec, 2012.

PEREIRA, Maurício Gomes. Epidemiologia. Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

SPINK, Mary Jane. P. Psicologia Social e Saúde: práticas, saberes e sentidos. Petrópolis: Vozes, 2003.