Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: ÉTICA EM PSICOLOGIA

Código:   70-1010           

Carga Horária: (Teórica: 40)  (Prática:)   Nº de Créditos:2

 

Ementa:

Conceitua a ética em suas dimensões filosófica (ética), básica (moral) e deontológica (normativa) e a discute no contexto da psicologia como ciência e profissão. No contexto da psicologia como ciência, discute os princípios da bioética, as questões éticas e legais da pesquisa científica com seres humanos. No contexto da psicologia como profissão, apresenta e analisa o código de Ética Profissional dos Psicólogos e as resoluções que orientam a prática da profissão no Brasil. Problematiza a ética na prática da psicologia.

 

Objetivos:

  • Conceituar e discutir a ética em suas dimensões filosófica (ética), básica (moral) e deontológica (normativa)  no contexto da psicologia
  • Conhecer noções gerais de Bioética e principialismo
  • Problematizar e discutir a Ética na Pesquisa em Psicologia
  • Conhecer as principais resoluções que normatizam a pesquisa na Psicologia
  • Conhecer a tramitação básica de projetos de pesquisa em Psicologia em um Comitê de Ética  (CEP)
  • Conhecer o código de Ética Profissional dos Psicólogos e as principais resoluções que orientam a prática da profissão no Brasil.
  • Problematizar a ética no exercício profissional do psicólogo em diferentes contextos (trabalho, clínica, escolar e social)
  • Identificar as principais infrações éticas e discutir a prática profissional com base em casos práticos
  • Conhecer a função do Conselho Federal e Regionais de Psicologia (formação, funções, penalidades e aplicabilidade)
  • Identificar  a obrigatoriedade de conhecer as normas da profissão e  ser autônomo na atualização do seu conhecimento
  • Discutir temas atuais sobre ética na psicologia

 

Conteúdos Curriculares:

  1. As dimensões da ética:  filosófica (ética), básica (moral) e deontológica (normativa)  no contexto da psicologia
  2. Bioética e principialismo
  3. Ética na Pesquisa em Psicologia
  4. A ética na  pesquisa na Psicologia
  5. O Comitê de Ética em Pesquisa   (CEP)
  6. O  Código de Ética Profissional dos Psicólogos
  7. A ética no exercício profissional do psicólogo em diferentes contextos (trabalho, clínica, escolar e social)
  8. As principais infrações éticas na prática profissional do Psicólogo
  9.  O Conselho Federal e Regionais de Psicologia (formação, funções, penalidades e aplicabilidade)
  10. A ética na Psicologia: temas atuais

 

Metodologia: As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CLOTET, Joaquim (Coord.). Bioética: uma visão panorâmica. Porto Alegre: Edipucrs, 2011.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética Profissional dos Psicólogos. Brasília. (disponível em www.pol.org)

SEGRE, Marco; COHEN, Claudio (Org.). Bioética. 3. ed., rev. ampl. São Paulo: Edusp, 2008. 218 p. (Fac. Med. - USP).

 

Bibliografia Complementar

CLOTET, Joaquim (Org.). Bioética. Porto Alegre: Edipucrs, 2001.

CLOTET, Joaquim. Bioética: uma aproximação. Porto Alegre: Edipucrs, 2003.

DALL'AGNOL, Darlei.  Bioética. São Paulo: Zahar, 2005.

FIGUEIREDO, Luís Cláudio Mendonça; COELHO JÚNIOR, Nelson. Ética e técnica em psicanálise. São Paulo: Escuta, 2000.

GOLDIM, José Roberto (Org.). Consentimento informado e a sua prática na assistência e pesquisa no Brasil. Porto Alegre: Edipucrs, 2000.