Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: FUNDAMENTOS DA TEORIA SISTÊMICA

Código:  70-1006            

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Estuda as origens das abordagens teóricas dos sistemas e os pressupostos do pensamento sistêmico novo-paradigmático. Introduz os construtos teóricos mais importantes das principais escolas de terapia sistêmica, assim como os objetivos terapêuticos e o modelo explicativo de mudança de cada escola. Apresenta a compreensão do ser humano a partir da ótica sistêmico-relacional. Introduz as características e estruturação das psicoterapias sistêmicas individual, de casal e familiar.

 

Objetivos:

  • Apresentar o pensamento sistêmico, sua origem e relação com a ciência psicológica;
  • Compreender os conceitos fundamentais das escolas de terapia sistêmica;
  • Compreender a aplicabilidade dos conceitos estudados em situações de vida real;
  • Conhecer a visão de ser humano e de personalidade segundo a teoria sistêmica;
  • Familiarizar-se com as principais características definidoras das psicoterapias sistêmicas;

 

Conteúdos Curriculares:

  1. Origens das abordagens teóricas dos sistemas
    1. Teoria Geral dos Sistemas
    2. Cibernética de Primeira Ordem
    3. Teoria da Comunicação
  2. Pensamento sistêmico novo-paradigmático
  3. Escolas de terapia sistêmica: construtos teóricos fundamentais, modelo de mudança e objetivos terapêuticos
    1. Escola estratégica
    2. Escola estrutural
    3. Escola transgeracional
    4. Escola de Roma
    5. Escola de Milão
    6. Escola experiencial
  4. Introdução às escolas pós-modernas na terapia sistêmica
  5. A compreensão relacional do indivíduo e da personalidade:
    1. Ciclo vital familiar
    2. Teoria Bioecológica do Desenvolvimento
    3. Teoria ecológica da personalidade (Linares)
  6. Introdução às psicoterapias sistêmica individual, de casal e familiar.

 

Metodologia:

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivo-dialogadas, análise e discussão de casos clínicos, exercícios, seminários e trabalhos individuais e/ou coletivos, perfazendo um total de 60h presenciais. Também serão desenvolvidas atividades por meio do Trabalho Discentes Efetivo (20h), que poderão contar com estudos de aprofundamento e atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

 

Avaliação:

A avaliação será realizada mediante a aplicação de provas e trabalhos, individuais e/ou grupais, que compreendam tanto a compreensão teórica dos conceitos quanto a capacidade de aplicação dos conceitos em casos reais ou fictícios. A média final será composta em 80% com notas de atividades presenciais e 20% relacionadas às atividades do Trabalho Discente Efetivo.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CARTER, M.; MCGOLDRICK, M. As mudanças no ciclo vital familiar: Uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LINARES, Juan Luis. Terapia Familiar Ultramoderna: A inteligência terapêutica. Ideias & Letras, 2014.

NICHOLS, Michael P.; SCHWARTZ, Richard C. Terapia familiar: Conceitos e métodos (p. 100 - 125). Porto Alegre: Artmed, 2007.

 

Bibliografia Complementar

AUN, Juliana Gontijo; VASCONCELLOS, Maria José Esteves de; COELHO, Sônia Vieira. Atendimento sistêmico de famílias e redes sociais, v 1. Belo Horizonte: Ophicina de Arte e Prosa, 2012.

BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

ESTEVES DE VASCONCELLOS, Maria José. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas: Papirus, 2010.

MINUCHIN, Patrícia; COLAPINTO, Jorge; MINUCHIN, Salvador. O desafio de trabalhar com famílias de alto risco social: uma abordagem sistêmica. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011.

WAGNER, Adriana (Coord.). Família em cena: tramas, dramas e transformações. Petrópolis: Vozes, 2002