Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Exatas e da Terra

Disciplina: ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA    

Código:10-192              

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Estudo de teste de hipótese e significância. Teste estatístico adequado. O caso de uma amostra. O caso de duas ou mais amostras independentes. Coeficiente de correlação. Medidas de correlação.

 

Objetivos:

  • Demonstrar compromisso com a competência técnica e com o conhecimento científico.
  • Demonstrar capacidade de trabalho em equipe e de liderança.
  • Acessar sistemas de informação.
  • Executar pesquisa nos sistemas de informação.
  • Aplicar os princípios de Estatística na leitura crítica de artigos técnico-científicos.
  • Utilizar a Estatística Descritiva para resumir informações científicas pertinentes a um tema pesquisado.
  • Utilizar princípios da Estatística Inferencial para comparar tratamentos estatísticos.
  • Considerar que a Estatística deve pautar as conclusões de toda pesquisa quantitativa e em geral também das pesquisas qualitativas.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Introdução

  Aplicação da estatística na Psicologia

Conceitos básicos (amostra, população, variáveis)

Organização e apresentação de dados (tabelas e gráficos)

Atividade prática: elaborar tabelas e gráficos em planilhas eletrônicas.

2 Medidas de Tendência Central

Atividade prática: calcular as Medidas de Tendência Central em planilhas eletrônicas e software estatístico.

3 Medidas de Variabilidade

Atividade prática: calcular as Medidas de Tendência Central em planilhas eletrônicas e software estatístico.

TDE 01 – Desenvolver uma atividade de pesquisa acadêmica e elaborar relatório apresentando os principais elementos da estatística descritiva (tabelas, gráficos e medidas de tendência central e de variabilidade em planilha eletrônica/software de estatística. Tempo de desenvolvimento: 15h.

4 Noções de probabilidade

5 Distribuição de Probabilidade

6 Noções de amostragem

7 Testes de hipóteses e significância

Atividade prática: testar a normalidade dos dados e executar testes de hipóteses utilizando planilhas eletrônicas e/ou software estatístico.

TDE 02 – Aplicar conceitos de testes de hipóteses para elaborar um relatório de pesquisa acadêmica, envolvendo variáveis em comparação de dois ou mais grupos. Tempo de desenvolvimento: 5 h.

8 Correlação paramétrica e não-paramétrica

Atividade prática: resolver problemas de análise estatística envolvendo correlação paramétrica e não paramétrica utilizando planilhas eletrônicas e/ou software estatístico.

9 Estatística na Pesquisa

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa com o professor como mediador, numa proposta de ensino híbrido - modelo “sustentados”) e sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de estatística), laboratório de informática, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas e de campo resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso, atividades em computador com software estatístico ou de campo e relatórios.

 

Avaliação:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa com o professor como mediador, numa proposta de ensino híbrido - modelo “sustentados”) e sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de estatística), laboratório de informática, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas e de campo resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso, atividades em computador com software estatístico ou de campo e relatórios.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística aplicada às ciências sociais. 2. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.

BUCHAFT, Guenia; KELLNER, Sheilah Rubino de Oliveira. Estatística sem mistérios. Vol. 1. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

LEVIN, Jack. Estatística aplicada às ciências humanas. São Paulo: Harbra, 1987.

 

Bibliografia Complementar

COSTA, Sérgio F. Introdução ilustrada à estatística. São Paulo: Harbra, 1998.

CRESPO, Antônio Arnot. Estatística fácil. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

DORIA FILHO, Ulisses. Introdução à bioestatística para simples mortais. São Paulo: Negócio Editora, 1999.

FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo de. A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

FONSECA, Jairo Simo; MARTINS, Gilberto de Andrade (Org.). Curso de estatística. São Paulo: Atlas, 2011.