Departamento de Ciências Exatas e da Terra Disciplina: ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA Código:10-192 Carga Horária: (Teórica: 80) (Prática:) Nº de Créditos:4
Ementa: Estudo de teste de hipótese e significância. Teste estatístico adequado. O caso de uma amostra. O caso de duas ou mais amostras independentes. Coeficiente de correlação. Medidas de correlação.
Objetivos:
Conteúdos Curriculares: 1 Introdução Aplicação da estatística na Psicologia Conceitos básicos (amostra, população, variáveis) Organização e apresentação de dados (tabelas e gráficos) Atividade prática: elaborar tabelas e gráficos em planilhas eletrônicas. 2 Medidas de Tendência Central Atividade prática: calcular as Medidas de Tendência Central em planilhas eletrônicas e software estatístico. 3 Medidas de Variabilidade Atividade prática: calcular as Medidas de Tendência Central em planilhas eletrônicas e software estatístico. TDE 01 – Desenvolver uma atividade de pesquisa acadêmica e elaborar relatório apresentando os principais elementos da estatística descritiva (tabelas, gráficos e medidas de tendência central e de variabilidade em planilha eletrônica/software de estatística. Tempo de desenvolvimento: 15h. 4 Noções de probabilidade 5 Distribuição de Probabilidade 6 Noções de amostragem 7 Testes de hipóteses e significância Atividade prática: testar a normalidade dos dados e executar testes de hipóteses utilizando planilhas eletrônicas e/ou software estatístico. TDE 02 – Aplicar conceitos de testes de hipóteses para elaborar um relatório de pesquisa acadêmica, envolvendo variáveis em comparação de dois ou mais grupos. Tempo de desenvolvimento: 5 h. 8 Correlação paramétrica e não-paramétrica Atividade prática: resolver problemas de análise estatística envolvendo correlação paramétrica e não paramétrica utilizando planilhas eletrônicas e/ou software estatístico. 9 Estatística na Pesquisa
Metodologia: Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa com o professor como mediador, numa proposta de ensino híbrido - modelo “sustentados”) e sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de estatística), laboratório de informática, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas e de campo resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso, atividades em computador com software estatístico ou de campo e relatórios.
Avaliação: Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa com o professor como mediador, numa proposta de ensino híbrido - modelo “sustentados”) e sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de estatística), laboratório de informática, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas e de campo resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso, atividades em computador com software estatístico ou de campo e relatórios.
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Bibliografia Básica BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística aplicada às ciências sociais. 2. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001. BUCHAFT, Guenia; KELLNER, Sheilah Rubino de Oliveira. Estatística sem mistérios. Vol. 1. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. LEVIN, Jack. Estatística aplicada às ciências humanas. São Paulo: Harbra, 1987.
Bibliografia Complementar COSTA, Sérgio F. Introdução ilustrada à estatística. São Paulo: Harbra, 1998. CRESPO, Antônio Arnot. Estatística fácil. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2004. DORIA FILHO, Ulisses. Introdução à bioestatística para simples mortais. São Paulo: Negócio Editora, 1999. FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo de. A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. FONSECA, Jairo Simo; MARTINS, Gilberto de Andrade (Org.). Curso de estatística. São Paulo: Atlas, 2011.
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