Plano de Ensino

Direito

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DISCIPLINA

TRABALHO DE CURSO I 

CÓDIGO DA DISCIPLINA

60-1220

CARGA HORÁRIA

40 horas

Nº CRÉDITOS

02

 

1 EMENTA

Elaboração do projeto do trabalho de conclusão de curso, tendo como base os conhecimentos construídos durante o curso e complementados com a investigação no decorrer do trabalho.

 

2 OBJETIVO

Possibilitar a ampla formação profissional que desponte, as competências cognitivas, instrumentais e interpessoais que capacitem o graduando a elaboração de texto relacionado com o conteúdo jurídico e social, utilizando-se da metodologia científica e da pesquisa. Bem como, deverá possibilitar o domínio dos instrumentos da metodologia jurídica, demonstrando a capacidade de compreender e aplicar conceitos, estruturas e racionalidades fundamentais ao exercício do Direito;

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

3.1 Espécies De Trabalhos de Curso.

3.2 Artigo (científico, acadêmico, resenha crítica).

3.3 Projeto científico (de pesquisa, de extensão, ou integrado multidisciplinar).

3.4 Memorial (relatório autobiográfico da trajetória).

3.5 Estudo de caso.

3.6 Métodos de pesquisa.

3.7 Desenvolvimento do Projeto de Trabalho de Curso - TC.

3.8 Elaboração do cronograma de atividades para pesquisas do trabalho de curso I e II.

3.9 Seleção de Bibliografia.

3.10 Elaboração e organização dos fichamentos, resumos e relatórios.

 

4. METODOLOGIA

Durante o semestre, o aluno desenvolverá o projeto de pesquisa ( aqui pode inserir outras formas que o curso desenvolve), com o acompanhado de um professor orientador do curso, indicado pelo acadêmico, da área de conhecimento do assunto escolhido por esse.   Esta disciplina será ministrada conforme a RESOLUÇÃO Nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, conforme  a Lei 1. 134/2016 utilizando ferramentas síncronas e assíncronas.

  

5. AVALIAÇÃO

Conforme manual das disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II, a avaliação dos alunos levará em conta todo o processo, que incorpora a avaliação de atitudes dos alunos em relação à aprendizagem, a pontualidade no cumprimento das datas de entrega dos trabalhos, a participação em sala de aula e pela prática investigativa assumida. Assim, será desenvolvido um plano de trabalho que será avaliado pelo professor da disciplina e pelo professor orientador, constituindo-se em duas notas, que levarão em conta o empenho no desenvolvimento do trabalho, a sua viabilidade, capacidade técnica ou de análise dos procedimentos. No caso de o orientador(a) se confundirem na mesma pessoa, será avaliado este trabalho por um outro docente, sendo que caberá a este a atribuição da segunda nota.

 

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia cientifica no caminho de Habermas, 7ª ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2012. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico: que todo mundo pode saber inclusive você. 11. ed., atual. e ampl. Porto Alegre, 2014. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

LAKATOS, Eva Maria.; MARCONI, Marina Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projetos e relatórios, publicações e trabalhos científicos. 5ed. São Paulo: Atlas, 2011. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

PEREIRA DE C., SILVIA.  Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. Editora Saraiva, 2019.  Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FEFERBAUM, Rabelo. Marina; QUEIROZ, Rafael M. Metodologia de Pesquisa em Direito: Técnicas e abordagens para elaboração de monografias, dissertações e teses. Editora Saraiva, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MANZANO, André Luiz Navarro Garcia; MANZANO, Maria Isabel N. TCC - Trabalho de Conclusão de Curso: Utilizando o Microsoft Word 2013. Editora Saraiva, 2013. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MEZZAROBA, Orides. Manual de metodologia da pesquisa no direito, 7ª edição.  Editora Saraiva, 2016.  Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SANTOS, Pedro Santos dos.  Kienen, Nádia; Castiñeira, Maria Inés. Metodologia da Pesquisa Social: Proposta de um Problema para Redação e Apresentação do Relatório. Grupo GEN, 2015. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SERVILHA, Orides; Claudia; M. Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito. Editora Saraiva, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.