Plano de Ensino

Ciências Contábeis

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DISCIPLINA:

Tópicos Especiais em Contabilidade

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

60-1042

CARGA HORÁRIA:

40 HORAS

Nº CRÉDITOS:

02

 

1 EMENTA

Tópicos especiais de contabilidade com temas ligados as disciplinas relacionadas com a contabilidade.

 

2 OBJETIVO

Proporcionar oportunidade de aprofundamento de estudos ligados a temas que correspondam às disciplinas obrigatórias, às linhas de pesquisa e projetos de pesquisa.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Contabilidade social

Mercado de capitais

Sistema financeiro nacional

Derivativos

Operações de leasing

Balanced Scorecard

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de metodologias diversas (ativa e tradicional), que se complementam umas às outras, de forma a propiciar ao aluno múltiplas ferramentas de aprendizagem. As aulas expositivas serão dialogadas, utilizando-se recursos audiovisuais, seminários, estudos dirigidos, desenvolvimento e apresentação de trabalhos individuais e em grupos, atividades em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e sala virtual (classroom e outras). Ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) serão destinadas 10h (0,5 crédito) da disciplina, integrado de atividades teórico-práticas supervisionadas e será desenvolvido por meio de leitura de textos, elaboração de resenhas, fichamentos, vídeos, podcasts, dentre outros elementos, conforme Resolução nº 2750/CUN/2020.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ASSAF NETO, Alexandre. Valuation: Métricas de valor & Avaliação de empresas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2019. Disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/

BRITO, Osias. Mercado Financeiro. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2020. Disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/

MÜLLER, Aderbal. Contabilidade avançada e internacional. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. Disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/

PINHEIRO, Juliano. Mercado de capitais. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2019. Disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/

 

7 BIBLIOGRÁFIA COMPLEMENTAR

MOLERO, Leonel; MELLO, Eduardo. Derivativos – negociação e precificação. 1.ed. São Paulo: Saint Paul; 2018. Disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/

LAUTERT, Juliano. Contabilidade social. 1.ed. Porto Alegre, SAGAH, 2018. Disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/

ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e valor. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2014. Disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/

FERREIRA, Aracéli Cristina de Sousa. Contabilidade ambiental e relatórios sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012. Disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/