Plano de Ensino

Ciências Contábeis

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

 

DISCIPLINA:

Contabilidade Setorial, Rural e Cooperativa

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

60-1031

CARGA HORÁRIA:

80 HORAS

Nº CRÉDITOS:

04

 

1 EMENTA

Atividade rural. Fluxo contábil na atividade rural. Plano de contas. O ativo permanente na atividade rural. Custos na agropecuária. Novos projetos rurais e gastos de melhorias. Aspectos tributários da atividade rural. Atividade cooperativa. Fluxo contábil na atividade cooperativa. Plano de contas. Atividades com cooperados e não cooperados, aspectos tributários, contabilização e evidenciação. Destinação dos resultados.

 

2 OBJETIVO

Proporcionar ao aluno o conhecimento da atividade rural, do fluxo contábil na atividade rural, do plano de contas, composição do ativo permanente na atividade rural, dos custos na agropecuária, de novos projetos rurais e gastos de melhorias dos aspectos tributários da atividade rural.

Proporcionar ao aluno conhecimento da atividade cooperativa, de seu fluxo contábil na atividade cooperativa do plano de contas, das atividades com cooperados e não cooperados, dos aspectos tributários, contabilização, evidenciação e da destinação dos resultados.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Empresa Rural

Características da Empresa Rural

Formas de Exploração da atividade rural (Agrícolas e Pecuária)

Legislação agrária brasileira

Regime tributário da Empresa Rural

Fontes de Financiamentos

Orçamento e Custos

Plano de Contas e apuração de Resultado

A Empresa Cooperativa

Administração da Empresa Cooperativa

Organização de Sociedades Cooperativas

Princípios Cooperativistas

Legislação Cooperativista

Tributação no sistema Cooperativista

Transformações na Sociedade Cooperativistas

Plano de Contas na Sociedade Cooperativa

Apuração e Distribuição do Resultado

Balanço Geral e Apresentação da Prestação de Contas

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de metodologias diversas (ativa e tradicional), que se complementam umas às outras, de forma a propiciar ao aluno múltiplas ferramentas de aprendizagem. As aulas expositivas serão dialogadas, utilizando-se recursos audiovisuais, seminários, estudos dirigidos, desenvolvimento e apresentação de trabalhos individuais e em grupos, atividades em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e sala virtual (classroom e outras). Ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) serão destinadas 20h (01 crédito) da disciplina, integrado de atividades teórico-práticas supervisionadas e será desenvolvido por meio de leitura de textos, elaboração de resenhas, fichamentos, vídeos, podcasts, dentre outros elementos, conforme Resolução nº 2750/CUN/2020.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL, Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971: Política Nacional de Cooperativismo. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5764.htm

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Rural: Uma abordagem decisorial. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MARION, José C. Contabilidade Rural. 14. ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2020. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MARION, José Carlos. SANTOS, Gilberto José dos. Administração de custos na agropecuária.4.ed. São Paulo: Atlas, 2012. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MARION, José Carlos. Contabilidade rural: a agrícola, pecuária e imposto e renda. 15ª ed. São Paulo. Atlas. 2020. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

PIENIZ, LUCIANA PAIN; CASADO, J.H.M; DIAS, R.S.O; MENDES, DAVID; PUGUES, L.M. Contabilidade Setorial. Porto Alegre. Sagah. 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

POLONIO, Wilson Alves. Manual das Sociedades Cooperativas. 4. ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2004. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.