Plano de Ensino

Ciências Contábeis

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: Gestão de Pessoas I

Código: 60-1014

Carga Horária: 80h (Teórica: 80h)

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Introdução a gestão de pessoas. Planejamento, Estilos de gestão, Desafios da gestão de pessoas, Pesquisa de Mercado. Processos motivacionais, Direitos Humanos e Cidadania, Subsistemas de aplicação de Recursos Humanos, Estrutura Organizacional, Influências da nova gestão de pessoas no mundo do trabalho.

 

2 OBJETIVOS

Proporcionar ao acadêmico um referencial teórico a respeito da Gestão de pessoas despertando-o analítica e criticamente para as posturas e procedimentos práticos inerentes à componente curricular, tendo sempre presente a preocupação com a otimização dos recursos organizacionais, a melhoria das relações interpessoais qualidade de vida, preservando os Direitos humanos.

 

3 CONTEÚDO CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 - Introdução à Gestão Pessoas

UNIDADE DE ENSINO 02 - Desafios da Gestão de Pessoas

UNIDADE DE ENSINO 03 - Influências da Nova gestão de pessoas no mundo do trabalho

UNIDADE DE ENSINO 04 - Direitos humanos e cidadania

UNIDADE DE ENSINO 05 - Estilos de Gestão e as Teorias X e Y

UNIDADE DE ENSINO 06 - Subsistema de Provisão e Aplicação de Recursos Humanos

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. São Paulo: Manole, 2015. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

CARVALHO, A. V.; NASCIMENTO, L. P.; SERAFIM, O. C. G. Administração de recursos humanos – ed.rev. São Paulo: Cengage Learning, 2012. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2012. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. São Paulo: Manole, 2015. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. CARVALHO, Antonio Vieira de; NASCIMENTO, Luiz Paulo do; SERAFIM, Oziléa Clen Gomes. Administração de recursos humanos. São Paulo: Cengage Learning, 2016. Volume 2. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 11.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2020. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

LACOMBE, Francisco. Recursos Humanos: Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2011. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 LUCENA, Maria Diva Da Salete. Planejamento de recursos humanos. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2017. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.