Plano de Ensino

Ciências Contábeis

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DISCIPLINA:

Teorias Organizacionais

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

60-1006

CARGA HORÁRIA:

80 HORAS

Nº CRÉDITOS:

04

 

1 EMENTA

Evolução da Administração como Ciência. O Ambiente Externo e a Organização. As Organizações como Sistemas Abertos. Organização Formal: Organização Burocrática e Mecanicista de Administrar. Estruturas Organizacionais: Tradicionais e Inovadoras. Autoridade e Responsabilidade. Linha e Assessoria. Funções Administrativas.

 

2 OBJETIVO

Proporcionar um conceito abrangente de administração, o ambiente externo e a organização, as organizações como sistemas abertos, organização formal, organização burocrática e mecanicista de administrar, estruturas organizacionais: Tradicionais e Inovadoras. Autoridade e Responsabilidade. Linha e Assessoria. Funções Administrativas.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

História da Administração como Ciência Administração - Conceito - Estado Atual A Idade Média e o Renascimento Revolução Industrial

Influência dos Filósofos, da Igreja Católica e dos Economistas As Empresas

As Empresas como Organizações Sociais As Empresas como Sistemas Abertos

As Partes da Empresa? Os Subsistemas Os Recursos das Empresas

A Empresa como um Todo História das Empresas

As Funções Administrativas Planejamento

Focalização e Flexibilidade Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional Organização

Organização da Ação Empresarial Desenho Organizacional Tamanho Organizacional

Tipos de Organização Direção e/ou Liderança Conceituação de Direção Estilos de Direção Sistemas de Administração Controle

Controle da Ação Empresarial Controle Estratégico

Controle Tático Controle Operacional

O Estado Atual da ves Organizações

As Variáveis Básicas na Teoria Geral da Administração História da Teoria Administrativa

Abordagem Tradicional Abordagem Moderna

1ª Fase: Ênfase nas Tarefas

2ª Fase: Ênfase na Estrutura 3ª Fase: Ênfase nas Pessoas 4ª Fase: Ênfase na Tecnologia 5ª Fase: Ênfase no Ambiente

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). 

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração: Abordagens Descritivas e Explicativas, Volume II . Editora Manole, 2014. [Minha Biblioteca].

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração, 8ª edição. Grupo GEN, 2012. [Minha Biblioteca].

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Teoria geral da administração: edição compacta, 2ª edição. Grupo GEN, 2012. [Minha Biblioteca].

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDRADE, Rui. Teoria Geral da Administração. Grupo GEN, 2017. [Minha Biblioteca].

ANDREA, Affonso, Ligia Maria Fonseca; Guazzelli, Arianne; Dias, Clarisse; Rech, Alceu Roque; S. Teoria Geral da Administração I . Grupo A, 2018. [Minha Biblioteca].

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração. Editora Manole, 2015. [Minha Biblioteca].

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Editora Manole, 2014. [Minha Biblioteca].

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração - Uma Visão Abrangente da Moderna Administração das Organizações. Grupo GEN, 2020. [Minha Biblioteca].