Projetos de Pesquisa

Educação Física Licenciatura

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Projetos de Pesquisa | URI Câmpus de Erechim

Projetos de Pesquisa

Educação Olímpica e Atletismo: ferramentas de ensino-aprendizagem visando o desenvolvimento da coordenação motora de estudantes dos 4° e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cristo Rei.

O presente estudo, experimental, objetiva desenvolver a EO e o Atletismo como ferramentas de ensino-aprendizagem visando o desenvolvimento da coordenação motora em estudantes dos 4° e 5º anos do da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei de Erechim/RS. Serão utilizados o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), para caracterização da amostra e o KTK (Körperkoordinationstest für Kinder) de Kiphard e Schilling (1974), para avaliar o nível de coordenação motora dos participantes em quatro momentos: no período que antecede a aplicação do Programa de EO Agosto/2017, Dezembro/2017, quando as aulas retornarem em Março/2018 e finalizando em Junho/2018. A amostra será composta de alunos dos 4° e 5º anos do Ensino Fundamental regularmente matriculados na referida escola. O cálculo do IMC é expresso pela relação entre o peso corporal em quilogramas (kg) e o quadrado da estatura em metros (m²). A classificação para sobrepeso e obesidade, em percentil, será realizada segundo a tabela de padrões de referência do IMC, proposta por Viuniski (2000), para crianças de 6 a 11 anos de idade. Para os participantes com mais de 12 anos de idade, será utilizada a classificação da Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, a qual é realizada por meio da curva de distribuição em percentis por sexo e idade, sendo classificada como baixo peso, crianças com percentil menor que 5, adequado ou eutrófico, crianças com percentil maior ou igual a 5 e menor que 85, sobrepeso para crianças com percentil maior ou igual a 85 e obesidade para crianças com percentil 95 (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2004). O teste KTK examina o controle total do corpo e a coordenação em crianças de 5 a 14 anos e onze meses. A bateria de testes KTK está constituída por quatro provas ou testes: 1) Trave de Equilíbrio; 2) Saltos Monopedais; 3) Saltos Laterais; 4) Transferências sobre Plataformas. Cada teste apresenta um quociente motor que, somados apresenta uma classificação própria quanto ao quociente motor geral e em percentual e, traz a classificação em: alto, bom, normal, regular e baixo, conforme suas tabelas para sexo e idade. Os participantes do estudo serão submetidos a um Programa de Ensino-aprendizagem em EO e Atletismo, iniciando na segunda quinzena de Agosto/2017 até a primeira quinzena de Dezembro/2017 e retornando na segunda quinzena de Março/2018 finalizando na segunda quinzena de Junho/2018 a serem realizadas na Vila Olímpica da URI Erechim. Em cada intervenção serão contempladas atividades, tais como: atividades que visem desenvolver a EO e os Valores Olímpicos, saltos, arremessos, corridas, jogos lúdicos, estafetas, circuitos motores, minijogos e habilidades manuais (desenho, pintura, recorte e colagem). Os dados serão analisados por meio da estatística descritiva e da estatística inferencial, os quais serão tabulados e armazenados no software Office Excel 2010 e o tratamento estatístico por meio do software BioEstat 5.0.

Os efeitos da dança hip hop nas capacidades motoras de meninas do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da URI Erechim – RS e de idosas participantes do Projeto Universidade Sem Li

O desenvolvimento humano está relacionado à coordenação motora, que é a base para o aprendizado de qualquer modalidade esportiva, e ao adequado desempenho nas tarefas diárias do ser humano. As atividades físicas e esportivas podem ser desenvolvidas por meio de Programas de Educação Olímpica (EO), possibilitando a aquisição e aperfeiçoamento das habilidades motoras, que são utilizadas durante toda a vida, sendo essencial para concretizar respostas motoras nas Atividades de Vida Diárias (AVDs), nos esportes e no trabalho. Um programa que visa desenvolver a EO apresenta características de atividades pedagógicas, de caráter multidisciplinar e transversal, tendo como eixo integrador os Valores Olímpicos: Respeito, Amizade e Excelência. Neste contexto, a EO é um processo de ensino-aprendizagem, apresentado pela ideia de um programa, no qual se busca a integração entre corpo e alma, visando o íntegro desenvolvimento humano. O programa está institucionalizado na URI por meio do Parecer: 3115.03/CUN/2011; da Resolução: 1520/CUN/2011 e de Vigência: Permanente. O programa de EO apresenta um subprojeto de Escolinha de Dança, que permite a tentativa de construir uma proposta pedagógica e sistematizada de educação por meio da dança, utilizando como referências a Educação Olímpica e o Hip Hop. O objetivo do projeto é investigar possíveis benefícios que a dança Hip Hop poderá acarretar sobre o nível de coordenação motora de meninas do 4º ano do Ensino Fundamental e de idosas do Projeto Universidade Sem Limites da URI Erechim – RS. Através da dança Hip Hop, visa-se melhorar os índices como as habilidades motoras, padrão fundamental para poder realizar atividades AVDs, e o desempenho motor, nível de desenvolvimento que determinado corpo tem adquirido, em meninas do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da URI Erechim – RS, e em idosas participantes do Programa Universidade Sem Limites da URI Erechim – RS. Para a mensuração de tais qualidades físicas, será utilizado o Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordination Test für Kinder – KTK) nas participantes do grupo da menor idade, e a Escala de Equilíbrio de Berg (Berg Balance Scale - BBS) e o Teste de Velocidade de Reação (Teste da Régua) para as participantes do grupo da melhor idade. Para ambos os grupos, serão aplicados os pré-testes, anteriores à aplicação das aulas de dança, uma análise formativa, após a 5º intervenção, e os pós-testes, posteriores à aplicação da 10º intervenção. Tanto as sessões de dança quanto os testes deverão ser realizados nas dependências da URI Erechim. Posterior à Autorização da Instituição, a forma de escolha dos participantes será feita por meio de Termos de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e Termo de Assentimento, dependendo do grupo, e que deverão ser devidamente assinados caso haja interesse na participação. Desta forma, espera-se um desenvolvimento de índices satisfatórios de coordenação motora nos grupos de crianças e idosas, visando sempre um desenvolvimento pleno por meio das atividades propostas.