URI Erechim

Escola Básica

Escola inicia Programa PREVDROGAS | | URI Câmpus de Erechim

Escola inicia Programa PREVDROGAS

03/04/2024 - 221 exibições
   

A Escola da URI Erechim deu início na manhã de terça-feira, 02, ao Programa PREVDROGAS com a participação dos alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. O encontro, que teve lugar no Auditório, contou com a presença do Pneumologista e Professor do Curso de Medicina da Universidade, Leandro Gritti, e a Fisioterapeuta e professora do Curso de Fisioterapia, Fernanda Camera. Enfatizaram as drogas que vitimam, principalmente os adolescentes submissos às exigências expostas pela sociedade no geral.

Partindo com a exposição de drogas conhecidas como a cocaína e o crack, expuseram que apresentam um forte potencial de dependência, grandes danos pulmonares como a tosse com catarro e sangue, pneumonia, maior risco de tuberculose, febre, dentre outros. Verdadeiramente, “ter saúde é uma escolha”, afirmou o médico Leandro Gritti.

Para adentrar neste mundo da drogadição existem várias formas, como fazendo uso de produtos fumígenos, e na atualidade, o vape (cigarro eletrônico) principalmente. Esse possui 50x mais nicotina do que os cigarros comuns. O câncer de pulmão manifesta-se ainda mais cedo, trazendo consigo a impotência sexual, necrose dos membros, algumas das consequências tratadas pelo especialista.
Essa foi a primeira atividade do Programa PREVDROGAS, iniciado há cinco anos, quando esses mesmos alunos estavam ainda no ensino fundamental.