Escola Básica

Alunos da Escola vencem Concurso de Redação sobre Erechim | | URI Câmpus de Erechim

Alunos da Escola vencem Concurso de Redação sobre Erechim

03/12/2019 - 1170 exibições

Os três primeiros lugares do I Concurso de Redação do Workshop do Varejo do Alto Uruguai, são de alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica da URI. A premiação, constituída por voucher para compras no comércio local, foi realizada na manhã desta terça-feira, 03, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. O concurso, que teve como tema “Por que é bom viver aqui?”, foi promovido pelo Sindilojas Alto Uruguai e Sicredi UniEstados. O ato contou com a presença de lideranças do Executivo, Legislativo, patrocinadores e líderes do comércio local.
A primeira colocação ficou com a aluna Valentina Farina Arpini, que recebeu R$ 500,00. Na segunda colocação ficou Letícia Rorig Saviski, que recebeu R$ 300,00 para compras. A terceira colocação ficou com Vicente Lodi, que recebeu um voucher de R$ 200,00 para compras no comércio local.
O resultado conquistado pelos alunos é fruto de um trabalho sério e comprometido feito pela Escola como um todo, nas aulas de Redação e de Língua Portuguesa, orientados pela professora de Redação e Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Viviane Forcellini Domingues. Segundo ela, 'é necessário incentivar os alunos a participarem de atividades como essa, principalmente quando dizem respeito à valorização de nossas raízes'.
Confira as redações a seguir:

1º LUGAR – VALENTINA FARINA ARPINI

Nossa Erechim

Não tive escolhas em relação à cidade onde nasci. Entretanto, fico feliz com a opção que fizeram para mim. Moro em Erechim, conhecida por muitos como Capital da Amizade, mas também por ser uma cidade com traçado semelhante a Paris e Buenos Aires.
Resido aqui desde 2004 e tenho vários motivos para dizer que é bom viver aqui. As ruas são amplas e arborizadas. O trânsito flui com normalidade. A segurança não é tão preocupante aqui, como em outras cidades. Conversamos em harmonia, as pessoas são conhecidas e apesar de a cidade ter alcançado os 100 mil habitantes, não deixa de exalar um ambiente calmo e aconchegante.
Erechim é a terra onde moro há 15 anos, costumo chamar minha cidade de lar, não apenas por ser onde nasci, mas também é o lugar onde cresci rodeada de amor por parte de minha família, além de ser onde conheci e cultivei laços de amizades. Meus pais trabalham aqui. Meus avós residem aqui. Como não gostar, caro leitor?
Os cartões postais estão estampados nas avenidas. O Castelinho e a Prefeitura retratam a história pela sua arquitetura. O chafariz esbanja a beleza da cidade enquanto o “Estádio Colosso da Lagoa” é um verdadeiro cartão postal na entrada da cidade.
A “cidadela” lançou modelo, jogadores de futebol, empresários e conjuntos musicais. Um deles é Os Monarcas que marcaram nossa cidade com o verso “vai levar no coração uma saudade e a vontade de voltar pro Erechim”. Se todos querem voltar pro Erechim, por que não amá-lo?

2º LUGAR: LETÍCIA RORIG SAVISKI

Para caçadores de memórias

Caras pessoas em busca de memórias, esta carta é para vocês. No Norte do último dos estados do Brasil, está Erechim. Cidade formada por histórias, sonhos e, sem dúvida, memórias. Cidade que tem sido meu lar por todos os anos em que estive aqui. Viu-me e continua a ver-me crescer.
Erechim proporciona momentos. Seja pelas árvores que purificam e alegram o ar, pelas calçadas ornamentais que ajudam passos a futuros incertos ou até pelas luzes que iluminam sonhos no Natal. Pelos quero-queros e bem-te-vis que cantam canções rotineiras, pela beleza do Castelinho ou pela animação das águas do chafariz. Pelo espírito erechinense tranquilo e simpático ou pelas pinturas do viaduto, que contam história dessa tão encantadora cidade.
Esses momentos se espalham e criam raízes em torno de nosso ser. Raízes fixadas profundamente em nossa vida e formam as tão importantes memórias. Lembranças de conquistas, risadas ou de simples olhares, que se eternizam em cada batida do nosso coração e em cada respiração.
Então, se você é um caçador de memórias, esse é o lugar. Tudo o que você precisa fazer é se abrir a todas as emoções e sentimentos que quiser sentir. O resto ficará por conta do meu tão amado lar, Erechim.

3º LUGAR: VICENTE LODI

Ser erechinense

Estimado leitor, há momentos que pensamos sobre uma cidade e seu significado, de imediato nos vêm a certeza de um lugar onde moramos, contudo, detém uma responsabilidade muito maior.
Erechim é a nossa cidade, não importante somente pela morada, porém vital por conta de nossas vivências, nossos avós, pais, tios e primos fixaram suas raízes nesse terra tão formosa, um lugar de tradição, cultura e história.
Ser erechinense é sinônimo de cidadão correto, de índole inquestionável, que preza a lealdade e o carisma. Viver na capital da amizade é ter a certeza que as pessoas que amamos estão ao nosso redor para nos amar, confortar e apoiar.
É notório que nenhuma cidade é perfeita, como humanos tornamo-nos suscetíveis a erros e conseqüentemente aprendemos com eles.
Uma cidade não define seus habitantes, leitor, mas sim as pessoas quenela vivem dão continuidade à história de prosperidade, de paz e de união,moldando naturalmente sua essência, deixando o legado de cada um, pois Erechim está no coração de cada um.