Jornada Acadêmica de Medicina chama atenção para o papel do médico como cuidador

Medicina

Página do Curso

Jornada Acadêmica de Medicina chama atenção para o papel do médico como cuidador | | URI Câmpus de Erechim

Jornada Acadêmica de Medicina chama atenção para o papel do médico como cuidador

30/10/2019 - 852 exibições

   


O primeiro dia de palestras da 2° Jornada Acadêmica de Medicina, realizada de 24 a 27 de outubro, contou com a presença de nomes expoentes da área da saúde brasileira. O evento, realizado em conjunto com o IV Congresso da Rede Bioética Brasil, iniciou com a fala do médico José Pedro Rodrigues Gonçalves, do Mato Grosso, que analisou o tema “Da cura para o cuidado - desafio para a formação de profissionais em saúde”. Ele enfatizou a vulnerabilidade humana, o papel do ser humano como parte da “Gaia”, do grego, “Terra” e o chamado “cuidado original”, destacando o papel do médico como cuidador.

Na sequência, o evento abriu as portas para receber o “Super Patas” - projeto de cães terapeutas que realizam atividades em diversas instituições da cidade. Na companhia dos terapeutas (cães), os voluntários puderam explanar sobre a importância desta ação e as condições necessárias para a sua realização. O momento proporcionou também um contato entre os cães e a plateia, oportunizando um momento agradável e descontraído.

No turno da tarde foram ministradas as oficinas de emergências cardiovasculares e de suturas e, à noite, logo após a solenidade de abertura, aconteceram duas palestras.

A primeira foi ministrada pelo Médico Arnaldo Carlos Porto Neto, que analisou o tema “Febres Periódicas - Desafio Diagnóstico”, quando falou da diferenciação dos aspectos de doenças autoimunes e autoinflamatórias, dando enfoque para as formas autoinflamatórias que causam febres periódicas. O médico salientou a importância da anamnese e do exame físico para o diagnóstico diferenciado dessas doenças que em sua maioria permanecem sem diagnóstico.

Já o Médico Bruno Schlemper Júnior palestrou sobre “O desafio bioético na conscientização da imunização”, tema que subsidiou uma discussão posterior entre os palestrantes da noite, mediada pelo Médico Vanderlei Madalozzo.