Apresentação

Medicina

Página do Curso

Apresentação | URI Câmpus de Erechim

Apresentação

Quando se pensa nas razões para cursar graduação em uma universidade, alguns aspectos ganham relevância. Dentre eles, destaca-se a qualidade da formação oferecida, primando-se pelo conhecimento e experiência adquiridos com o curso. Outro fator fundamental é a convivência com colegas, professores, coordenadores, enfim, com todos que fazem parte do percurso acadêmico.

O Curso de Medicina da URI Erechim está fundamentado em três pilares de formação: Técnico-Científico, Humanidades e Saúde Comunitária, os quais objetivam contribuir para a formação geral, humanista e reflexiva preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Uma visão abrangente e crítica, não somente dos processos de saúde-doença, mas do ser humano em sua totalidade, é o perfil profissional almejado, cujo aprendizado é orientado e supervisionado pelos docentes/tutores e preceptores do curso em todos os níveis de atenção à saúde.

Para contemplar o perfil profissional desejado, o Curso estabelece, em sua organização curricular, íntima articulação entre teoria e prática, de modo a proporcionar múltiplas experiências de aprendizagem, em cenários reais ou simulados, nos diferentes ambientes de formação.

As diferentes abordagens metodológicas valorizam a aplicação do conhecimento adquirido/construído em conjunto por corpo docente, discente e comunidade, fundamentando-se em uma aprendizagem generalista, problematizadora, crítica, reflexiva e criativa, visando, sobretudo, à aquisição de competências inerentes à prática médica voltada para as áreas da atenção à saúde, gestão e educação em saúde – individual e coletiva –, atentando para ações de promoção da saúde e prevenção da doença, sem prejuízo do cuidado, da gestão, do tratamento específico e da autoaprendizagem.

O Curso de Medicina da URI Erechim – modalidade presencial e funcionamento integral – está estruturado em doze semestres letivos, sendo que os quatro últimos destinam-se a Internato Médico. A matriz curricular contempla 8.280 horas, acrescidas de 200 horas de atividades complementares, totalizando, assim, 8.480 horas em um mínimo de seis anos de integralização.


Contato
Coordenação: Prof. Dr. Sergio Bigolin (Currículo Lattes)
Coordenação Pedagógica: Profa. Dra. Miriam Salete Wilk Wisniewski (Currículo Lattes)
E-mail: medicina@uricer.edu.br
Telefone: (54) 3520-9000 ramal 9211
 

Fale com a coordenação

Bacharelado

.

Presencial

Integral