Graduação

Medicina

Página do Curso

Graduação | URI Câmpus de Erechim

O Curso

 
O Curso de Medicina está fundamentado em três eixos de formação: Técnico-Científico, Bases Humanistas da Medicina e Atenção Integral à Saúde Comunitária, que objetivam contribuir para a formação geral, humanista e reflexiva preconizada pela Diretrizes Curriculares Nacionais.

Visão abrangente e crítica, não somente dos processos de saúde-doença, mas do ser humano em sua totalidade, é o perfil profissional almejado, cujo aprendizado será orientado e supervisionado pelos docentes/tutores e preceptores do curso em todos os níveis de atenção à saúde.

Para contemplar o perfil profissional desejado, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) estabeleceu, em sua organização curricular, íntima articulação entre teoria e prática, de modo a proporcionar múltiplas experiências de aprendizagem.

As diferentes abordagens pedagógicas previstas valorizam a aplicação do conhecimento adquirido/construído em conjunto por corpo docente, discente e comunidade, fundamentando-se em uma aprendizagem generalista, problematizadora, crítica, reflexiva e criativa.

Os conteúdos e atividades educacionais previstos nos planos de ensino visam ao desenvolvimento de competências da prática médica voltadas para as áreas da atenção à saúde, gestão e educação em saúde – individual e coletiva –, atentando para ações de promoção da saúde e prevenção da doença, sem prejuízo do cuidado, da gestão, do tratamento específico e da autoaprendizagem.

 

Ligas Acadêmicas / Centro Acadêmico

O Centro Acadêmico de Medicina da URI Erechim (CAMED-URI) é uma associação civil, apartidária, independente de crenças religiosas, sem fins lucrativos, livre e independente de órgãos públicos ou privados, de representação máxima dos estudantes do Curso de Medicina da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Câmpus de Erechim.
São membros do CAMED-URI, na condição de órgão estudantil, todos os estudantes regularmente matriculados no curso de graduação de Medicina da URI Erechim.
O CAMED-URI tem como objetivo facilitar e interligar a comunicação entre a coordenação do curso e campus com os alunos, sendo locutor de demandas e dúvidas entre estes. Também objetiva buscar e manter a qualidade do curso, promovendo atividades no âmbito estudantil, como Jornadas Acadêmicas e palestras dos mais diversos assuntos que enriqueçam a formação do estudante de Medicina da URI.
Juntamente ao CAMED, filiam-se as Ligas Acadêmicas, que servem como uma extensão do ensino do curso, voltado à aproximação do estudante com as especialidades médicas e outros assuntos de cunho acadêmico. Atualmente filiadas ao CAMED-URI, encontram-se vinte ligas acadêmicas ativas e atuantes nas atividades extracurriculares dos estudantes.