Acadêmicas apresentam trabalhos em Congresso Internacional

Medicina

Página do Curso

Acadêmicas apresentam trabalhos em Congresso Internacional | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicas apresentam trabalhos em Congresso Internacional

30/05/2019 - 1053 exibições

   


Acadêmicas dos cursos de Fisioterapia e Medicina da URI apresentaram trabalhos no 6º Congresso Internacional em Saúde, realizado de 14 a 16 de maio, na UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul). O evento teve como tema “Vigilância em Saúde: ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento”, com o objetivo de proporcionar espaços de discussão interdisciplinar e multidisciplinar sobre o tema, com vistas a ações que resultem em melhorias na assistência à saúde. Além disso, proporcionou aos participantes e pesquisadores a apresentação de trabalhos científicos. Acadêmicas do 9º semestre do Curso de Fisioterapia e do 2º ano do Curso de Medicina da URI Erechim apresentaram trabalhos.

Luciéle Kempla Szczotka, do Curso de Fisioterapia, apresentou dois trabalhos: “Alterações posturais no segmento cervical pelo uso de celular em estudantes matriculados no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Sul” e “Efeitos de um programa educativo sobre os cuidados posturais de familiares de acadêmicos de Fisioterapia”, ambos sob a orientação da professora Miriam Wilk Wisniewski.

Ana Paula Hubner da Silva, também do Curso de Fisioterapia, apresentou o trabalho “Terapia assistida por animais como recurso terapêutico no Transtorno do espectro do autismo”, sob orientação da Professora Márcia Bairros de Castro.

O Curso de Medicina também esteve representado por duas acadêmicas do 2º ano. Luma Girardi Kautz apresentou trabalho sobre o “perfil de adolescentes do Ensino Médio de uma escola do Norte do RS em relação ao uso de drogas”, e Mainara Hoffmann Batista apresentou o trabalho “Verificação do uso de drogas por adolescentes do 1º ano do Ensino Médio em uma escola do Norte do RS. Ambos os trabalhos tiveram a orientação da professora Fernanda Dal’Maso Camera.

A professora Fernanda Dal’Maso Camera, que é também docente do Curso de Fisioterapia, apresentou o trabalho “Bebida de álcool é a droga mais utilizada por adolescentes do 3º ano de uma escola do Norte do RS”. Já a Preceptora de Estágio Curricular do Curso de Fisioterapia, Zequiela Russi, apresentou dois trabalhos: “Estado do conhecimento da atenção fisioterapêutica como educação em saúde no pós-operatório de câncer de mama”, e outro sobre “O Fisioterapeuta oncológico como agente educador em saúde e as políticas públicas de educação e saúde”, sob orientação da Professora Edite Maria Sudbrak.

Segundo a professora Fernanda e a fisioterapeuta Zequiela, foi muito importante ter participado deste grande evento e, ao mesmo tempo, poder oportunizar às alunas a apresentação de seus primeiros trabalhos científicos.