Acadêmicos de Enfermagem e Medicina são desafiados a apresentar soluções na área da saúde

Medicina

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Acadêmicos de Enfermagem e Medicina são desafiados a apresentar soluções na área da saúde | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicos de Enfermagem e Medicina são desafiados a apresentar soluções na área da saúde

02/04/2019 - 1062 exibições

   


Acadêmicos dos Cursos de Enfermagem e Medicina da URI participaram de encontros para analisar estudos de caso. A atividade de Enfermagem fez parte da disciplina de Saúde Coletiva 4, e de Medicina foi dentro da disciplina de Promoção e Prevenção à Saúde I, ambas ministradas pelo professor Samuel Romero.

Nas duas atividades, realizadas na sexta-feira, 29 de março, os acadêmicos foram desafiados a apresentar soluções baseadas em fatos reais. O objetivo foi refletir sobre a atuação dos profissionais no contexto epidemiológico, biopsicossocial, demográfico e social das populações em assistência, principalmente na atenção primária à saúde.

Os alunos conheceram as problemáticas oriundas dos casos sociais há duas semanas e para desenvolverem suas construções deveriam proporcionar conteúdos de resolubilidade, a partir de seus conhecimentos, sem utilizarem, no entanto, o recurso da fala no momento da apresentação.

No período de organização participaram de uma simulação de reunião de equipe nos espaços da biblioteca da Universidade, predizendo a necessidade das trocas e discussões para a compreensão e entendimentos das estórias associadas aos casos apresentados. Nesta oportunidade, deveriam enaltecer as estratégias não verbais, de comportamento social e visualização de outras competências e habilidades, relacionadas à cognição e tecnologias virtuais/digitais.

Na disciplina de Saúde Coletiva 4 do Curso de Enfermagem, os alunos foram divididos em três grupos e as apresentações seguiram propostas que valorizaram os atributos e funções da atenção primária à saúde, delineando o papel do enfermeiro nas intervenções e ações coletivas, entendendo a importância da interdisciplinaridade e intersetorialidade para conduzir as experiências.

Enquanto isso, a turma 2018 do Curso de Medicina, apresentou cinco propostas resolutivas, intervindo nas problemáticas sociais, norteando, ainda, possibilidades clínicas e identificação de lacunas em processos de trabalho e modelos gestores atuais. As apresentações balizaram conteúdos que fossem concordantes com os princípios da medicina comunitária, bem como, com os atributos e funções da atenção primária à saúde, dentre outros conhecimentos relacionados à gestão do Sistema Único de Saúde e suas abrangências.

No entendimento do professor Samuel, as experiências foram valorativas e alcançaram os objetivos, promovendo a autonomia dos discentes em situações-problema que caracterizam as práticas contemporâneas. Ainda, ao se pensar no método dos estudos de caso existe a condição de que o foco está centrado nos estudantes e em seus conhecimentos e não nos professores. Estes são facilitadores da apreensão do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.