Acadêmicos de Medicina ouvem cientista Miguel Nicolelis

Medicina

Página do Curso

Acadêmicos de Medicina ouvem cientista Miguel Nicolelis | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicos de Medicina ouvem cientista Miguel Nicolelis

22/10/2018 - 803 exibições

   


Acadêmicos da primeira turma do Curso de Medicina da URI participaram, na UNOESC, em Chapecó, da palestra com o cientista Miguel Nicolelis, no último dia 28 de setembro. A fala foi sobre "Os avanços da tecnologia e suas implicações no futuro" e fez parte da IV Conferência Regional de Inovação e Empreendedorismo.

Miguel Nicolelis lidera o Projeto Andar de Novo, que propõe restituir mobilidade corpórea autônoma a paraplégicos por meio de neuropróteses. A primeira demonstração pública dessa tecnologia ocorreu na cerimônia de abertura da Copa do Mundo de Futebol, em junho de 2014, no Brasil.

Miguel Nicolelis é pesquisador na área de interfaces cérebro-máquina, onde as tecnologias neurológicas, de computação e robótica se unem. Na palestra ele falou sobre algumas descobertas e a importância da ciência básica. Além disso, sobre o projeto Andar de Novo, onde pessoas paraplégicas puderam, através de um exoesqueleto robótico, recuperar sua capacidade de locomoção, com feedback tátil proveniente de sensores de pressão. Descreveu a recuperação parcial da sensação abaixo do local de lesão nos participantes do projeto e comentou sobre o câmpus do cérebro e a necessidade do investimento em educação e ciência.

Palestras no Hospital de Caridade

Os primeiros alunos da Medicina também participaram de palestras realizadas no Hospital de Caridade, com a médica Clarissa Molossi, especialista em Medicina Interna e em Geriatria pelo Hospital São Lucas da PUCRS; o advogado Alexandre Lyrio, ex-presidente da OAB Erechim e conselheiro estadual da OAB RS; a psicóloga Eliana Santin, especialista em Gerontologia e Psicologia da Saúde; e o médico e escritor Paulo Dias Fernandes, com 64 anos de medicina e que aos 89 anos segue atuando profissionalmente, além de ter previsto para novembro, durante a Frinape, o lançamento de mais um livro, em caráter inédito, e outros dois em nova edição.