DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES DISCIPLINA: ORATÓRIA E PERSUASÃO CÓDIGO: 80-210 CARGA-HORÁRIA: 30h CRÉDITOS: 02
1 EMENTAOratória e persuasão. Comunicação, motivação e expressividade. Relação entre o planejamento e organização da comunicação com o ato de comunicar.
2 OBJETIVOS GERAISPermitir que o aluno desenvolva competências e habilidades de expressão, oratória e persuasão. Que se aproprie de conhecimentos relativos à oratória e à persuasão e aprimore a capacidade de expressão verbal, desvendando os segredos da arte de comunicar e persuadir.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES1 O despertar da oratória. 2 A técnica retórica de Aristóteles. 3 Expressão oral: 3.1 A comunicação como forma de valorização pessoal; 3.2 A comunicação e a persuasão na era tecnológica. 4 O medo de falar em público: 4.1 Entendendo o medo; 4.2 Mudança de atitude. 5 A motivação 6 Encadeamento lógico de ideias: 6.1 Organização, objetividade, clareza, exatidão; 6.2 Roteiro de apresentação: 6.2.1 Planejamento da mensagem; 6.2.2 Organização da mensagem. 7 Técnicas de expressão oral e persuasão. 8 Atributos de um bom orador: 8.1 Credibilidade; 8.2 Naturalidade; 8.3 Emoção; 8.4 Conhecimento.
4 METODOLOGIAA aprendizagem será garantida mediante métodos que propiciem a construção do conhecimento, levando em conta o conhecimento técnico, a interdisciplinaridade e a diversidade, visando a agregação de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais nos futuros administradores. Quanto aos recursos e métodos todos os compatíveis e adequados a boa aprendizagem serão disponibilizados incluindo: sala de aula adequada, infraestrutura compatível, seminários, aulas expositivas, trabalhos em grupos, discussões em sala de aula, dentre outros. 5 AVALIAÇÃOA avaliação será contínua, levando em conta a construção do conhecimento do aluno e seu aprendizado na área. Critérios como a participação, o envolvimento e desenvolvimento das atividades desafiadas para o aluno, a capacidade de entender e se fazer entender bem como a de aplicar o que aprendeu também são considerados formas de avaliação que se juntam a métodos tradicionais como as provas com ou sem consulta, dentre outros.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICAFERREIRA, Luiz Antonio. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica. São Paulo: Contexto, 2010. FROLDI, Albertina Silva. Comunicação verbal: um guia prático para você falar em público. São Paulo: Pioneira, 1998. POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 111. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARALCÂNTARA, Josias Moreira de; MOZZATO, Gian Carlo. A magia da expressão verbal. Curitiba, PR: Juruá, 2003. POLITO, Reinaldo. Assim é que se fala: como organizar a fala e transmitir idéias. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2001. ____ . Como se tornar um bom orador e se relacionar bem com a imprensa. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1996. ____ . Vença o medo de falar em público. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1997. ____. Gestos e posturas para falar melhor. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 1988. STONE, Douglas; PATTON, Bruce; HEEN, Sheila. Conversas difíceis. 13. ed. Rio de Janeiro: Câmpus, 2004.
|
Bibliografia Básica:FERREIRA, Luiz Antonio. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica. São Paulo: Contexto, 2010. FROLDI, Albertina Silva. Comunicação verbal: um guia prático para você falar em público. São Paulo: Pioneira, 1998. POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 111. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
Bibliografia ComplementarALCÂNTARA, Josias Moreira de; MOZZATO, Gian Carlo. A magia da expressão verbal. Curitiba, PR: Juruá, 2003. POLITO, Reinaldo. Assim é que se fala: como organizar a fala e transmitir idéias. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2001. .Comosetornarumbomoradoreserelacionarbemcomaimprensa.3.ed.São Paulo: Saraiva,1996. . Vença o medo de falar em público. 4. ed. São Paulo: Saraiva,1997. . Gestos e posturas para falar melhor. 7. ed. São Paulo: Saraiva,1988. STONE, Douglas; PATTON, Bruce; HEEN, Sheila. Conversas difíceis. 13. ed. Rio de Janeiro: Câmpus,2004.
|