URI Erechim

Escola Básica

Vem aí as Olimpíadas de Paris e o Desafio Olímpico de Voleibol em Erechim | | URI Câmpus de Erechim

Vem aí as Olimpíadas de Paris e o Desafio Olímpico de Voleibol em Erechim

28/05/2024 - 287 exibições
   

As Olimpíadas 2024 estão chegando! Criadas em Atenas, na Grécia, por volta do ano 1896, as Olimpíadas foram disputadas pela última vez em Tóquio, no Japão, em 2021, durante a pandemia.

Esse ano, os jogos serão disputados em Paris, na França, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto deste ano, marcando a terceira vez que a capital francesa é a sede da disputa: a cidade já sediou os jogos em 1924, 100 anos antes das Olimpíadas 2024, e em 1900, ano que marcou a segunda edição dos Jogos Olímpicos. 

Serão 10.500 atletas de aproximadamente 206 países que disputarão 28 esportes olímpicos diferentes. Depois de conquistar 21 medalhas nos Jogos de Tóquio em 2021 — sete de ouro, seis de prata e oito de bronze —, o Brasil irá para as Olimpíadas de Paris. 

Dentro desse espírito esportivo, Erechim terá o Desafio Olímpico de Voleibol, tendo como palco o Ginásio Poliesportivo da URI Erechim, a ser realizado no dia 23 de junho. Vai ser por meio de uma partida que está em jogo o Troféu DESAFIO OLÍMPICO ERECHIM entre as equipes femininas da Associação Erechinense de Voleibol (AEV) e a Seleção de Chapecó. 

O evento contará, ainda, com outra atração. Antes do jogo principal, os alunos da Escola Básica da URI irão participar de oficinas de voleibol no Ginásio do Prédio 5 e acompanhar o torneio de minivôlei da AEV. A iniciativa está integrada na programação olímpica que está sendo preparada pela Escola da URI, a primeira do país a aderir aos valores olímpicos pregados por Pierre de Coubertin, que são respeito, amizade e excelência. Ao mesmo tempo, o Desafio Olímpico segue, ainda, a cartilha da Associação Erechinense, que prega a educação por meio do voleibol, o primeiro esporte coletivo do Brasil a conquistar uma medalha de ouro com a equipe masculina, nos Jogos de Barcelona, em 1992. 

A Associação Erechinense de Voleibol, criada em 2015, tem como sede das suas atividades a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso. Atualmente, conta com cerca de 300 atletas distribuídos nas categorias mini, mirim, infantil, juvenil e adulto masculino e feminino. Tem como finalidade criar espaços de treinamento, formando cidadãos de bem, utilizando o esporte como papel de transformação da sociedade.