Plano de Ensino

Direito

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: DIREITO DO IDOSO E PORTADORES DE DEFICIÊNCIA - D

Código: 60-597

Carga Horária: 30

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Analisar os direitos dos idosos e dos portadores de deficiência na ótica pós- constituição de 1988, estudando as normas de proteção aos idosos e aos deficientes.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Estudar os direitos e as normas de proteção dos idosos e dos portadores de deficiência dentro da legislação pertinente.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

3.1 DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO IDOSO

3.1.1 Políticas públicas de proteção ao idoso

3.1.2 Direitos dos idosos

3.1.3 O idoso na Constituição de 1988

3.1.4 O idoso e o Estatuto (lei 10.741/2003)

 

3.2 DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

3.2.1 Políticas públicas de proteção ao portador de Deficiência

3.2.2 Direitos dos portadores de deficiência

3.2.3 O portador de Deficiência na Constituição de 1988

 

4 METODOLOGIA

Os métodos utilizados são aulas expositivas e dialogadas, seminários, estudo  dirigido, fichamentos e produção textual.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos levará em conta todo o processo, que incorpora a avaliação de atitudes dos alunos em relação à aprendizagem, a pontualidade no  cumprimento das datas de entrega dos trabalhos, a participação em sala de aula  e pela prática investigativa assumida.

As avaliações serão realizadas através de, no mínimo, duas escritas, de avaliações orais, de produção textual, de produção textual e pela pontualidade  no cumprimento das tarefas exigidas.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CORRER, Rinaldo. Deficiência e inclusão social: construindo uma nova comunidade. Bauru: Edusc, 2003.

MORENO, Denise Gasparini. O estatuto do idoso: o idoso e sua proteção jurídica. Rio de Janeiro: Forense, 2007. 198 p.

VEIGA JÚNIOR, Celso Leal da; PEREIRA, Marcelo Henrique. Comentários ao estatuto do idoso. São Paulo: LTr, 2006. 135 p.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BEYER, Hugo Oto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. 128 p.

TAVARES, José de Farias. Estatuto do idoso. Rio de Janeiro: Forense, 2006. 216 p.

KINOSHITA, Fernando (Org.). Estatuto do idoso e legislação complementar. Brasília: OAB, 2004. 208 p.

FERNANDES, Flávio da Silva. As pessoas idosas na legislação brasileira: (direito e gerontologia). São Paulo: LTr, 1997. 167 p.

ENRICONE, Jaqueline Raquel Bianchi; GOLDBERG, Karla (Org) (Org.). Necessidades educativas especiais: subsídios para a prática educativa. Erechim: EdiFAPES, 2007. 131 p. (Pensamento Acadêmico Psicologia)