Plano de Ensino

Direito

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

 

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: DIREITO E MULTICULTURALISMO – D

Código: 60-596

Carga Horária: 30

Número de Créditos: 02 Créditos

 

1 EMENTA

Multiculturalismo: identidade e diversidade. Multiculturalismo e suas incidências no domínio político, social, cultural e jurídico. Multiculturalismo e Direitos Humanos.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Promover discussões teóricas, jurídicas e sociais acerca do multiculturalismo no Estado Democrático de Direito.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

3.1 A CULTURA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

 

3.2 A SOCIEDADE MULTICULTURAL

 

3.3 A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DA DIFERENÇA

 

3.4 O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE NA SOCIEDADE MULTICULTURAL

 

3.5 MULTICULTURALISMO E DIREITOS HUMANOS

 

3.6 OS DESAFIOS DO MULTICULTURALISMO NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

 

4 METODOLOGIA

Os métodos utilizados são aulas expositivas e dialogadas, seminários, estudo  dirigido, fichamentos e produção textual.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos levará em conta todo o processo, que incorpora a avaliação de atitudes dos alunos em relação à aprendizagem, a pontualidade no  cumprimento das datas de entrega dos trabalhos, a participação em sala de aula  e pela prática investigativa assumida.

As avaliações serão realizadas através de, no mínimo, duas escritas, de avaliações orais, de produção textual, de produção textual e pela pontualidade  no cumprimento das tarefas exigidas.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BERTASO, João Martins; GAGLIETTI, Mauro José (Org.). Diálogo e entendimento: direito e multiculturalismo & cidadania e novas formas de solução de conflitos. Rio de Janeiro: GZ, 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

OLIVEIRA JUNIOR, José Alcebíades de (Org.). Faces do multiculturalismo: teoria, política, direito. Santo Ângelo: EDIURI, 2007. 249 p.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8. ed. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva, Jeanne Savaya. São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOS, Boaventura de Souza (Org.) Reconhecer para libertar. Os caminhos do cosmopolitismo cultural. Porto: Afrontamento, 2004.

SIDEKUM, Antônio (Org.). Alteridade e multiculturalismo. Ijuí: Editora Unijuí, 2003.

TAYLOR, Charles. Multiculturalismo. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

TOURAINE, Alain. Poderemos viver juntos? Iguais e diferentes. Petrópolis: Vozes, 1999.