ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO E MARKETING NO DIREITO CÓDIGO DA DISCIPLINA: 60-1410 CARGA HORÁRIA: 40 HORAS Nº CRÉDITOS: 02
1 EMENTA Estudo e discussão sobre o que é empreendedorismo e sua importância no contexto contemporâneo para a vida pessoal, acadêmica, social e nos negócios. Identificação de atitudes, habilidades e mentalidades empreendedoras para encontrar solução de problemas. Compreensão da importância da tecnologia e da inovação em áreas, projetos ou negócios. As formas de planejamento de marketing, seus aspectos mais importantes e tendências na área, aplicadas ao Direito.
2 OBJETIVO Conhecer os principais aspectos do empreendedorismo e do marketing para aplicar nas profissões jurídicas.
3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Empreendedorismo no contexto contemporâneo Habilidades e atitudes essenciais para empreender Tecnologia e Inovação em projetos e negócios.
4 METODOLOGIA O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem. Esta disciplina será ministrada diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas, distribuindo as horas de trabalho dos estudantes em aulas presenciais, não presenciais e atividades complementares levando em consideração o conceito de hora-aula constante da Resolução do Conselho Nacional de Educação (Resolução nº 3, de 2 de julho de 2007) conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa.
5 AVALIAÇÃO A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BESSANT, João; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2019. E-book. ISBN 9788582605189. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582605189/. CASAS, Alexandre Luzzi L. Marketing Digital. Grupo GEN, 2021. E-book. ISBN 9786559771103. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559771103/. CORREIA, Leandro C. Empreendedorismo e gestão de projetos: planejamento, orçamento e acompanhamento da obra. Editora Saraiva, 2021. E-book. ISBN 9786589881667. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786589881667/.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CAETANO, Rodrigo; PARO, Pedro. Empreendedorismo Consciente. Editora Alta Books, 2020. E-book. ISBN 9786555201550. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555201550/. DORNELAS, José. Dicas Essenciais de Empreendedorismo. Grupo GEN, 2023. E-book. ISBN 9786559773688. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559773688/. KUAZAQUI, Edmir. Gestão de Marketing 4.0 - Casos, Modelos e Ferramentas. Grupo GEN, 2019. E-book. ISBN 9788597022889. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597022889/.
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