Plano de Ensino

Direito

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DISCIPLINA:

ECONOMIA POLÍTICA

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

60-1193

CARGA HORÁRIA:

40 horas

Nº CRÉDITOS:

02

 

1 EMENTA

Estudo das noções gerais de economia política. Desenvolvimento histórico da economia e as principais correntes do pensamento econômico, bem como suas relações com as demais ciências. Os conceitos fundamentais da economia política. Os fatores da produção.

 

2 OBJETIVO

Transmitir Proporcional aos estudantes a uma visão global da economia política, com conhecimentos teórico-científicos da ciência econômica, através de seus princípios básicos e teoremas fundamentais integrando o profissional do Direito dentro sistema de mercado, na política nacional e internacional.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

3.1 Noções Gerais de Economia Política

3.2 Divisão da Economia Política

3.3 Considerações Gerais Sobre Ciência Econômica

3.3 A Teoria Econômica

3.4 Atividade Econômica Nacional

3.5 O Sistema Econômico e Suas Formas de Atividades

3.6 Consumo, Poupança E Investimento (Abordagem Keynesiana)

3.7 Economia Monetária

3.8 Inflação

3.9 Mercado

3.10 Desenvolvimento Econômico

3.11 Arranjos Produtivos Locais

 

4 METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem. Esta disciplina será ministrada diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas, distribuindo as horas de trabalho dos estudantes em aulas presenciais, não presenciais e atividades complementares levando em consideração o conceito de hora-aula constante da Resolução do Conselho Nacional de Educação (Resolução nº 3, de 2 de julho de 2007) conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa.

No Campus de Erechim, Cerro Largo e São Luiz Gonzaga, na oferta em On-line o processo ensino aprendizagem será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas, com plataforma de aprendizagem que possibilita a realização dos percursos de aprendizagem nas aulas.  Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseadas na Lei nº 1.134/2016.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário.

Na oferta da disciplina On-line, seguindo o sistema de avaliação da disciplina com determina o Regimento Interno da IES na Resolução nº 2318/CUN/2017 - CAPÍTULO XI, Subseção VII, Art. 85/92, para atender este novo modelo acadêmico, além do previsto no Regimento, os resultados dos acadêmicos devem ser expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), representando: I - 20% - Trabalhos do Docente; II - 20% - Fórum Avaliativo; III - 60% - Prova Presencial, conforme previsto na Resolução nº 2736/CUN/2019, item 5.3.1 que trata da avaliação das disciplinas on-line.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

VASCONSELLOS, Marco Antonio S. GARCIA, Manuel E. Fundamentos de economia. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SILVA, Filipe Prado Macedo da. DALCIN, Aline Krüger. STEFANI, Rafael. Economia política. [revisão técnica: Erika Scheeren Soares]. Porto Alegre: SAGAH, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

GONÇALVES, Reinaldo. Economia Política Internacional: edição atualizada: fundamentos teóricos e as relações internacionais do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MANKIW, N. Gregory. Introdução à Economia. tradução: Allan Vidigal Hastings, Elisete Paes e Lima, Ez2 Translate; revisão técnica: Manuel José Nunes Pinto. São Paulo, SP: Cengage, 2020. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

ALMEIDA, Luiz Carlos Barnabé de. Introdução ao direito econômico. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MATIAS-PEREIRA, Jose´. Curso de Economia Política: foco na política macro econômica e nas estruturas de governanc¸a. São Paulo: Atlas, 2015. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SILVA, Filipe Prado Macedo da ... [et al.] Economia política [recurso eletrônico]. [revisão técnica: Jaqueline de Melo Barros]. Porto Alegre: SAGAH, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

GIAMBIAGI, Fabio. VILLELA, André. HERMANN, Jenifer. CASTRO, Lavinia Barros. Economia Brasileira Contemporânea. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.