Plano de Ensino

Direito

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DISCIPLINA:

DIREITO PORTUÁRIO

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

60-1178

CARGA HORÁRIA:

40 horas

Nº CRÉDITOS:

02

 

1 EMENTA

Direito Portuário. Portos e comércio exterior. Legislação portuária. Exploração de portos organizados e instalações portuárias: concessão, arrendamento e autorização. A administração do porto organizado. Estudo dos Terminais de Uso Privado (TUPs). Porto do Açu. Operação portuária. Trabalho portuário. Aspectos atinentes à atividade de dragagem. Licenciamento ambiental.

 

2 OBJETIVO

Habilitar o profissional do Direito ao exercício das funções jurídicas que exijam conhecimentos específicos em Direito Portuário. Fornecer noções teóricas e práticas sobre os assuntos relacionados com a atividade portuária.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

3.1 Legislação Portuária

3.2 Administração do Porto Organizado

3.3 Terminais de Uso Privado (TUP)

3.4 Operação e Trabalho Portuário

3.5 Licenciamento Ambiental e Aspectos Relativos à Dragagem Portuária

 

 

4 METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem. Esta disciplina será ministrada diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas, distribuindo as horas de trabalho dos estudantes em aulas presenciais, não presenciais e atividades complementares levando em consideração o conceito de hora-aula constante da Resolução do Conselho Nacional de Educação (Resolução nº 3, de 2 de julho de 2007) conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa.

No Campus de Erechim, Cerro Largo, Frederico Westphalen, Santiago e São Luiz Gonzaga, na oferta em On-line o processo ensino aprendizagem será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas, com plataforma de aprendizagem que possibilita a realização dos percursos de aprendizagem nas aulas.  Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseadas na Lei nº 1.134/2016.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário.

Na oferta da disciplina On-line, seguindo o sistema de avaliação da disciplina com determina o Regimento Interno da IES na Resolução nº 2318/CUN/2017 - CAPÍTULO XI, Subseção VII, Art. 85/92, para atender este novo modelo acadêmico, além do previsto no Regimento, os resultados dos acadêmicos devem ser expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), representando: I - 20% - Trabalhos do Docente; II - 20% - Fórum Avaliativo; III - 60% - Prova Presencial, conforme previsto na Resolução nº 2736/CUN/2019, item 5.3.1 que trata da avaliação das disciplinas on-line.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CASTRO JR., Osvaldo Agripino de. Direito portuário e a nova regulação. São Paulo: Aduaneiras, 2015. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

PEREIRA, Cesar; SCHWIND, Rafael Wallbach. (Orgs.). Direito Portuário Brasileiro. 3. Ed. São Paulo: Forum, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

JESUS, Michael de. Direito Portuário no Brasil.1ª ed. Editora: Quartier Latin, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CASTRO JR., Osvaldo Agripino de; PASOLD, Cesar Luiz. (Coords.) Direito portuário, regulação e desenvolvimento. 2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2011. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo; FREITAS, Rafael Veras de. A nova regulação portuária. Belo Horizonte: Fórum, 2015. PASOLD, Cesar Luiz. Lições Preliminares de Direito Portuário. Florianópolis: Conceito Editorial, 2007. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

PASOLD, Cesar Luiz. Lições Preliminares de Direito Portuário. Florianópolis: Conceito Editorial, 2007. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

STEIN, Alex Sandro. Curso de direito portuário: lei n. 8.630/93. São Paulo: LTr, 2002. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

COLLYER, M.A. Dicionário de Comércio Marítimo, Rio de Janeiro: 3ª ed., Lutécia, 2002. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.