1 EMENTA A cultura como processo social de produção e criação de significados. Cultura e globalização: a formação dos sujeitos em meio à indústria cultural. Identidade e diferença na pós-modernidade: identidade individual e coletiva. Multiculturalismo e teorias do reconhecimento. A diversidade no campo político e jurídico. A recepção do multiculturalismo e da diferença nos sistemas normativos constitucionais: uma visão latino-americana. Visões cosmopolitas: pensar globalmente?
2 OBJETIVO Analisar os conceitos de cultura, multiculturalismo, identidade, diferença, igualdade e diversidade. Compreender, de forma sistemática e complexa, as transformações políticas e jurídicas da sociedade globalizada. Estudar o Direito como instrumento de efetivação do respeito e da igualdade em sociedades multiculturais. Possibilitar discussões sobre questões culturais e entendê-las como elemento na construção do sujeito.
3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 3.1 Cultura 3.2 Globalização e Cultura 3.3 Do cultural ao multicultural 3.4 Identidade 3.5 Reconhecimento: diferentes mas iguais 3.6 Multiculturalismo e reconhecimento da diferença no sistema normativo
4 METODOLOGIA O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem. Esta disciplina será ministrada diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas, distribuindo as horas de trabalho dos estudantes em aulas presenciais, não presenciais e atividades complementares levando em consideração o conceito de hora-aula constante da Resolução do Conselho Nacional de Educação (Resolução nº 3, de 2 de julho de 2007) conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa. No Campus de Erechim, Cerro Largo, Frederico Westphalen, Santiago e São Luiz Gonzaga, na oferta em On-line o processo ensino aprendizagem será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas, com plataforma de aprendizagem que possibilita a realização dos percursos de aprendizagem nas aulas. Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseada na Lei nº 1.134/2016.
5 AVALIAÇÃO A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário. Na oferta da disciplina On-line, seguindo o sistema de avaliação da disciplina com determina o Regimento Interno da IES na Resolução nº 2318/CUN/2017 - CAPÍTULO XI, Subseção VII, Art. 85/92, para atender este novo modelo acadêmico, além do previsto no Regimento, os resultados dos acadêmicos devem ser expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), representando: I - 20% - Trabalhos do Docente; II - 20% - Fórum Avaliativo; III - 60% - Prova Presencial, conforme previsto na Resolução nº 2736/CUN/2019, item 5.3.1 que trata da avaliação das disciplinas on-line.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Ja L&PM, 2000. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. JULLIEN, François. O diálogo entre as culturas: do universal ao multiculturalismo. Rio de Janeiro, Zahar. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas. São Paulo, Edusp. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez Edit. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: Colección Sur Sur, CLASCO. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. SEMPRINI, Andrea. Multiculturalismo. Bauru, São Paulo: EDUSC. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. SILVA, Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2005. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.
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