Importunação sexual é tema de júri simulado do Curso de Direito

Direito

Página do Curso

Importunação sexual é tema de júri simulado do Curso de Direito | | URI Câmpus de Erechim

Importunação sexual é tema de júri simulado do Curso de Direito

29/04/2024 - 140 exibições

   


Na manhã de quarta-feira, 24 de abril, o terceiro semestre diurno do Curso de Direito da URI Erechim realizou, na matéria de Direito Penal III, um júri simulado envolvendo o tema “importunação sexual no metaverso”. A atividade teve como objetivo simular o julgamento de Ariosvaldo, denunciado por uma importunação sexual em face de Joana. Contudo, a peculiaridade do caso residia no seguinte: a conduta foi realizada no metaverso!



Por mais que se estivesse falando sobre um cenário virtual, para a vítima, tal simulação representava a sua vida, como sendo uma extensão dela. Já para Ariosvaldo, era um simples jogo para passar o tempo. Por ter se sentido violentada, Joana levou o caso adiante e, levado a julgamento, cabia aos jurados decidirem: Ariosvaldo cometeu o crime ou não?



O júri, composto pelos alunos do primeiro semestre do Curso, que vieram participar da atividade junto com a Professora Mariele Bressan, decidiu pela absolvição de Ariosvaldo, desempatando um placar que estava em 2x2, a partir da contabilização de outros julgamentos sobre o mesmo fato em semestres anteriores.



O professor da disciplina, Andrey Henrique Andreolla, salientou que a atividade é muito importante, visto que traz ao debate um tópico que já é discutido em várias frentes, que é a prática de crimes em ambientes virtuais. Disse, ainda, que essa é uma discussão que cada vez mais se fará necessária frente às novas tecnologias que fazem parte do cotidiano.



O Coordenador do Curso, Professor Plínio Rigotti, enfatizou a importância da atividade, pois é uma forma de conciliar a teoria, aprendida na aula expositiva, com a prática. Salientou, ainda, que tal forma de aprendizado vai ao encontro da chamada graduação ativa, que permite ao acadêmico sair da posição de ouvinte e colocar em ação aquilo que aprendeu, resolvendo problemas a partir de casos concretos, em uma simulação do que terá pela frente ao final de sua formação.